terça-feira, 14 de dezembro de 2010

I Encontro Nacional de Movimentos

Os representantes de Schoenstatt

Olá JUFEM,

No início deste mês se concretizou mais uma resposta às atuais preocupações da Igreja com a juventude. Entre os dias 03 e 05 de dezembro, foi realizado o 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), reunindo cerca de 300 jovens representantes de movimentos, pastorais e novas comunidades.

Os objetivos eram claros: buscar uma UNIDADE nacional de evangelização do jovem e de comunicação entre os diversos carismas para alcançar esse objetivo comum. Além de divulgar a importância e a proximidade das Jornadas Mundiais da Juventude de 2011, em Madri, e 2013, no BRASIL.

O tema do Encontro traduz um pouco do que foi vivido nestes dias: “Jovens discípulos vidas unidas em missão”.

O evento contou com palestras de Dom Eduardo, bispo Referencial da Juventude Nacional da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e de Dom Altieri, bispo Referencial da Juventude para o Regional Sul. O encontro - promovido pelo Setor Juventude da CNBB – trouxe estudos do Doc. 85 “Evangelização da Juventude” e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, “que apontam caminhos seguros para a formação de jovens discípulos e missionários, como nos pede o Doc. de Aparecida” (Pe. Carlos Sávio, assessor nacional do Setor Juventude)

Também contou com trabalhos em grupos, testemunhos de vida e evangelização do jovem dentro de seus movimentos e carismas, missas, vigília de adoração, show do Rosa de Saron e vídeo conferência com a organização de Madri do Jornada Mundial da Juventude. O clima de COMUNHÃO e PARTILHA era geral.

O show foi transmitido pela twitcam e se tornou o toptwit-Brasil.

O novo site da juventude católica brasileira, divulgado no Encontro, também responde, de forma bastante atual e modernizada, à necessidade de comunicação entre os movimentos, pastorais e novas comunidades em busca desta UNIDADE NA MISSÃO.

O Encontro marca a história da Igreja brasileira em suas iniciativas pela juventude, e mostra as movimentações em torno da evangelização juvenil, como a necessidade de participação ativa dentro do Setor Juventude. Este deve ser um “espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, n. 193)” Fonte: www.jovensconectados.org.br, 2010.

Perspectivas e diretrizes estabelecidas a partir do Encontro:
  • Que a partilha da diversidade enriqueça os carismas e a Unidade da Igreja.
  • Que os movimentos, pastorais e novas comunidades se adequem às diretrizes da Igreja sobre evangelização juvenil, para que não haja lacunas na formação e ação apostólica do jovem.
  • Que a comunicação seja realmente efetiva através do site www.jovensconectados.org.br.
  • Que a atuação dos diversos carismas seja ativa no Setor Juventude, tornando-se real inclusive nos locais em que a iniciativa de unidade ainda não exista.

Quanto a Schoenstatt, estávamos em dez representantes, e nos alegramos com os rumos e perspectivas da Igreja para a juventude. Estavam conosco Ir. Franciane, assessora do Regional Sudeste da Jufem, e Pe. Alexandre Awi, diretor Nacional do Movimento.

Acredito que Schoenstatt não terá dificuldades em se adaptar aos documentos, uma vez que prioriza a formação integral do jovem. Mas se mantém para o nosso movimento um grande desafio: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DENTRO DA IGREJA, das atividades paroquiais e das atividades do Setor Juventude.

Já uma preocupação geral da Família Schoenstattiana, incentivada pelo amor de Pe. Kentenich a Igreja, é a de que precisamos concretizar nossos serviços em busca desta Unidade, para “mostrar a cara” de Schoenstatt. E junto à diversidade de carismas, conquistar o jovem que tem sede de espiritualidade e, muitas vezes, apenas não sabe onde encontrá-la.

Que a Mãe de Deus abençoe esta caminhada, a missão da Juventude Brasileira Cristã e, especialmente, também a nossa participação neste objetivo comum.

Deixo o convite para participarem das Jornadas Mundiais de 2011 e 2013 e a entrarem no site www.jovensconectados.org.br.

Abraço a todas,

Esther Audibert.
Jovens se reúnem para encontrar a Unidade
terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Saiba como foi o II Encontro Paranaense de Universitários Cristãos

Oi! A Bárbara Garcia esteve no EPUC e faz um relato de como foi!



Olá Meninas...

No início do mês passado, dias 6 e 7 de novembro, aconteceu o II Encontro Paranaense de Universitários Cristãos Tive a alegria de poder participar e agora venho dividir um pouquinho com vocês.
O encontro aconteceu aqui em Londrina, no Hotel Londristar e foi organizado pela PUC -PR. A maioria dos  jovens presentes era da juventude católica, mas outras igrejas também foram representadas, enriquecendo o debate.
Passamos todo o final de semana em palestras e workshops. No sábado, foram abordados os seguintes temas:
     Fé e política – o papel do jovem na política (juventudes e participação política)
             Para que e para quem nosso conhecimento serve?
 Contemporaneidade e jovem cristão.
    E no Domingo:
            Bioética: Ciência e religião – convergências e divergências;
            Juventude e redes sociais: Diferentes formas de participação juvenil;
            Juventude e Violência Urbana;
Os temas, como podem ver, foram bem atuais e suas abordagens dinâmicas, buscando de nós jovens cristãos um repensar crítico da realidade que nos esta posta.
Ao final, foi-nos dito que devemos entender nossos estudos, tudo que fazemos e participamos, como um meio de evangelização e como se portar enquanto JOVEM UNIVERSITÁRIO CRISTÃO. Tomo a liberdade de resumir numa frase schoenstattiana “Fazer o ordinário, extraordinariamente bem feito”, pois, como nos disse o irmão marista ao encerrar o encontro, nós devemos mostrar ao mundo que ser cristão é bom!!!
Tenho a certeza de que nós, que estivemos lá presentes, voltamos para nossas casas cheios de reflexões e também impulsionados por uma grande vontade de agir em nossas universidades, levando a igreja para mais perto dos jovens.
E fica o convite: Preparem-se para que possamos estar juntas no III Encontro Paranaense de Universitários Cristãos, no ano que vem em Curitiba!!!


 
Barbara D. Garcia

Bárbara Garcia e André Audibert, representantes da Jufem e do Jumas


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Gerações de lírios - parte 2


Olá! Quero pedir desculpas pela demora na parte 2 dos depoimentos das mulheres que já participaram da Jufem. E finalmente, como prometido, aqui estão as histórias de Ana Maria e Patrícia.

Ana Maria: o lírio do Jubileu de Ouro

Hoje, Ana Maria faz parte da União das Mães, mas ela estava na Juventude Feminina quando esta completou 50 anos. Ela conta que a corrente para o jubileu internacional foi inesquecível. Ela e mais seis meninas partiram para Schoenstatt levando a Coroa Lirial do Brasil.
Nessa época, a Jufem abrigava um grupo de meninas muito animadas que rendeu várias vocações. Ana Maria conta que a sala da Jufem (1981), conquista de sua geração, foi se formando com o tempo. Em 1985, o armário foi adquirido, junto com o quadro da Mãe (aquele da moldura de lírios que temos ate hoje) e espada. Mas nesse ano, outra turma de meninas já adentrava aquele espaço, da qual Patrícia fazia parte.

Patrícia: instrumento de Deus na busca do ideal

Patrícia entrou na Jufem com aproximadamente 12 anos. Ao fim do Ensino Médio, prestou vestibular e não passou. Foi aí que apareceu a oportunidade de ir passar um tempo em Schoenstatt. Com muitas conquistas espirituais e também financeiras, ela conseguiu ir a Alemanha.
Lá, aprendeu a se vincular profundamente com o Padre Kentenich. Ela conta que uma companheira, de Porto Rico, ia todos os dias ao túmulo do sacerdote. Isso se tornou uma grande inspiração e quando voltou ao Brasil, um de seus propósitos era passar essa experiência de forte conexão com o Pai Fundador.
Em 1992, após um Encontro Latino-Americano, a Jufem Brasil sentiu a necessidade de encontrar um ideal que unisse as meninas de todo o país. Em 1993, em Londrina, realizou-se o primeiro encontro para atingir esse objetivo. Em 1995, em Santa Maria, a Jufem continuou unida em busca do ideal, mas somente em 1996 - em Atibaia - ele foi revelado.
Patrícia disse que o encontro se encaminhava para o fim, sem que as meninas chegassem a um consenso. À noite, ela encontrou uma foto do Padre Kentenich em um campo de lírios dentro de seu Rumo ao Céu. Colocou-a embaixo do travesseiro e quando acordou, na manhã seguinte, a frase "Lírio do Pai, Tabor para o Mundo" não lhe saía da cabeça.
Ela não queria apresentar uma proposição já concluída, por isso guardava o pensamento em seu coração. Mas achou que deveria falar, pois as discussões em torno do ideal não progrediam. Após contar às meninas o que havia sucedido, todas ouviram a frase e começaram a pensar em como "Lírio do Pai, Tabor para o Mundo" mostrava a aspiração maior de toda a Jufem ali reunida.
A história de Patrícia na Jufem ainda não termina por aqui. Seu grupo ainda sela a Carta Branca e, apenas sai a juventude, quando se casa em 1999. Hoje, faz parte da Liga das Famílias.

MENINAS,
AS HISTÓRIAS ACABAM POR AQUI. ESPERO QUE DAQUI A ALGUNS ANOS, NÓS ESTEJAMOS DANDO ESSES TESTEMUNHOS! QUE CRESÇAMOS JUNTO COM A OBRA DE SCHOENSTATT!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Jufem Londrina tem um convite muito especial!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Especial 70 anos da Jufem





Neste sábado à tarde, a Jufem de Londrina teve um dia muito especial. Houve uma reunião na casa da Carol e Esther Audibert, onde as meninas puderam ouvir depoimentos de três gerações de lírios e conhecer um pouco mais da história do nosso ramo. Eu participei desse encontro e passo aqui para vocês um pouco do que ficamos sabendo. Agora conheça você também um pouco mais das histórias de Tereza, Ana Maria e Patrícia.
O primeiro depoimento é de Dona Tereza, uma das pioneiras da Juventude Feminina! Amanhã teremos de Ana Maria (geração dos jubileu de ouro da Jufem) e Patrícia (geração da descoberta do ideal nacional).


Boa leitura!


Pauline 

Dona Tereza conta a sua história
Dona Tereza: “Nós passamos! Agora são vocês!”

Dona Tereza começa assim nosso bate-papo, refletindo sobre a responsabilidade de ser Jufem, assumir-se como tal e o quanto isso é bonito. A senhora de fala vívida e embebida de fé conta a primeira vez que conheceu o Santuário: “nós fomos brincar no cemitério e na volta passamos por lá”. Aquilo marcou tanto que na mesma semana, decidida a estudar no Colégio Mãe de Deus, foi procurar uma irmã e revelou seu desejo. A religiosa deu uma gargalhada e disse que primeiro a mãe de Dona Tereza tinha que matriculá-la.
A brincadeira se tornou algo sério e ela nunca mais conseguiu ficar longe da Mãe de Deus. Tereza faz parte dos primeiros grupos que se formaram dentro da Juventude Feminina, no início da década de 1960, em uma época muito difícil para Schoenstatt, na qual o Padre Kentenich estava no exílio e o movimento era perseguido, vivia-se a chamada “fase das catacumbas”.
O grupo de Tereza tinha 12 meninas, em que cada uma representava um apóstolo, segundo as suas características. Perto dos 16 anos, consagrou-se pela primeira vez, fortemente influenciada pela assessora irmã Ruth, pessoa muito profunda que inspirava o grupo. E como essas meninas precisavam disso para vencer as dificuldades!
     Em uma época de tensão para o movimento, a Juventude Nova (como eram denominadas) viu a repressão de Schoenstatt de perto. Tereza diz: “eu me lembro quando foram explicar para a gente que não era mais para ajoelhar na capelinha porque o Santíssimo havia sido tirado de lá”. Também conta que as jovens não podiam cantar no Coral Santa Cecília (da Catedral) porque eram de Schoenstatt.
            Mas a Família de Londrina venceu esse período sendo muito unida! Foi nessa época que começaram as promoções para a construção da casa. Dona Tereza lembra do entusiasmo de uma pessoa em particular da Liga das Famílias - Francisco Ziober, herói de Schoenstatt. Ela conta que em um bazar, Ziober se mostrava alegre e trabalhador, ninguém desconfiava que ele estava doente, e morreria poucos dias antes de fazer sua Carta Branca. O ideal pessoal daquele homem mostrava muito bem a representação que Dona Tereza faz: “Servir a Maria”!
           A história de dona Tereza é inspiradora e a atual Jufem ficou encantada por saber que ela não conviveu apenas com um herói – Francisco Ziober -, mas dois! Ela é da mesma geração de Regininha! Para Dona Tereza é Regina, uma menina tímida, que gostava muito de escrever bilhetes e fazer anotações. Ela diz que fica muito emocionada ao lembrar de nossa heroína e diz que as pessoas santas são as caladas. Regininha se mostrava grande justamente por sua humildade e pela sua servidão. “Até mesmo a sandália que ela usava era diferente por causa de um problema de saúde, mas isso nunca ninguém ficou sabendo porque ele era extremamente reservada”, explica.
            A história de dona Tereza em Schoenstatt não acaba com a Juventude Feminina! Desde 1992, ela faz parte da Liga das Mães e conta que a Mãe de Deus é o centro de sua família! É Ela que moldou a firmeza na religiosidade e no papel de mãe. Sua mensagem é: perseverem, acreditem que todas têm uma grande missão e nunca se esqueçam da vida de oração.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Acabamos a nossa novena!

Olá! Hoje é o último dia de nossa novena. Peço que dêem uma atenção especial à oração de beatificação do Pai Fundador. Este é o primeiro passo que damos até o Padre Kentenich ser canonizado e desfrute das honras do céu.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Buscando a paz que o mundo precisa

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Será que me sinto parte da Igreja?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A dificuldade de reconhecer Deus

domingo, 21 de novembro de 2010

Eu tenho alguém que olha por mim!

Olá! Acho importante lembrar algumas coisas. Quem entra neste blog pode não entender o que são esses quadros com primeiro, segundo e terceiro dias. Estamos no meio de nossa novena pela canonização do Padre Kentenich e pelos nossos pedidos pessoais. Essas orações estarão postadas por muito tempo ainda! Por isso, se você ainda quer rezar, sinta-se convidado! O Pai do Céu e o Pai Fundador ficarão muitos felizes!

sábado, 20 de novembro de 2010

Por quais motivos pesa a minha consciência?


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vençamos o desânimo!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

E continuamos a rezar...

Olá! Hoje estamos no segundo dia de nossa novena pela intenção da canonização do Pai Fundador e pelos pedidos que habitam em nosso coração!


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Inaugurando o nosso cantinho espiritual!

Olá! Esta semana, o nosso blog começa uma coisa nova: vamos exercitar a nossa espiritualidade também online.  Tentaremos sempre postar coisas que elevem nossa alma para um local mais perto de Deus e nossa MTA. 

Para inaugurar esse ciberespaço espiritual, nada mais, nada menos que nosso Pai Fundador! Ontem, foi aniversário de Padre Kentenich. "Nesta data tão querida", vamos iniciar uma novena pela sua CANONIZAÇÃO e também por todas as intenções que estão em nosso coração. 

Quem quiser pode postar nos comentários seus pedidos. Por exemplo, "queria rezar essa novena pelo meu vestibular". Assim podemos aumentar as forças de nossas orações. Todos rezaram por todos. 

Antes de começar a novena, gostaria de relembrar um pouquinho da vida do Pai Fundador.


O Amigo da Juventude

Padre Kentenich já era este amigo da juventude, quando em 1912, ao ser nomeado Diretor Espiritual, a Providência Divia lhe confiou a juventude do Seminário de Schoenstatt. Ao assumir o cargo, disse aos jovens: “Coloco-me totalmente ao vosso dispor, com tudo  o que tenho e não tenho, com o que eu sei e não sei, com o que posso e não posso, mas sobretudo, com o meu coração”. 

Um desses jovens confessou mais tarde: “Todos nós gostávamos muito do Padre Kentenich. Antes dele, outros dois padres tinham ocupado este cargo, mas não aguentaram muito tempo, porque havia muitos problemas. Padre Kentenich causou-nos uma boa impressão. Tínhamos confiança nele”.

O Padre Kentenich disse a respeito daquele tempo: “Já naquela altura, eu deixei que despertasse em mim um coração ardente pela juventude que me foi confiada”.

O Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt é o lugar em que o Pai Fundador selou a Aliança de Amor com Maria. Para isso, conquistou o coração de muitos jovens. Sob sua direção, eles procuravam ordenar o seu mundo interior e o ambiente em que viviam, para renovar assim uma parte do mundo. 

Padre Kentenich dizia muitas vezes: “Tende confiança! Rezai, rezai e recebereis. Diga a Mãe de Deus em meu nome que ela o ajude.”.

Esta novena pretende ajudar os jovens que se encontram em aflições, para que, através do Padre Kentenich, se ponham em contato com Maria e com Deus. 

Por isso, rezemos antes de começar a nossa novena:

PAI, estou preocupado. Necessito de ti, pois experimento a minha contingência. Sinto que não sou capaz de dominar o que oprime. Por isso, espero o teu auxílio, por intercessão do Padre Kentenich, que tinha compreensão para com todos os que a ele se dirigiam, que sabia aconselhá-los em suas aflições e dificuldades. Que ele reze comigo, que ajude a perseverar na oração e esforçar-se seriamente nos próximos dias para me tornar um NOVO HOMEM, UMA NOVA MULHER, aproximando-me mais de ti.

Pai, no Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, tu nos ofereces de novo o teu amor. Através de Nossa Senhora dá-nos neste lugar a graça do acolhimento, a graça da transformação e do zelo apostólico. Peço-te, pois, querida Mãe Maria, ajuda-me na minha intenção, assim como durante toda a vida ajudaste o Padre Kentenich. Entrego-me a ti com todas as minhas preocupações, as minhas orações, o meu trabalho e peço-te: revela-te Admirável em mim e em muitos jovens.

Grande é minha preocupação, maiores ainda são as aflições do nosso mundo em torno de mim seja mais harmonioso.

Mãe, tu és fiel. Conduziste o Padre Kentenich a sua meta. Unido a ti e a ele, também eu conseguirei alcançar o meu objetivo. Amém.

sábado, 13 de novembro de 2010

Vamos rezar pelos vestibulandos!

Os vestibulando rezando pelas provas
Créditos: Gabriel Oberle
Chega o fim do ano e com ele o período dos vestibulares! A rede de suporte para os estudantes é imensa: são os pais mantendo o pessoal bem alimentado, os amigos ouvindo as angústias, os colegas de sala dividindo os conhecimentos, mas é sempre bom ter uma "ajudinha extra".

Por isso, nas missas jovens de quarta-feira, foi realizado um tríduo. Estavam todos pedindo a MTA e a Deus que 
dêem serenidade, confiança e força para as provas. Na primeira celebração, os jovens colocaram a marca de suas mãos em um cartaz com a Mãe de Deus, simbolizando a união e o pedido de intercessão. Na segunda, os estojos foram abençoados. O tríduo terminou com uma benção no santuário e uma confraternização.

O nosso blog deseja a todos que vão fazer vestibular uma boa sorte! Também peço que cada um reze mais uma vez a oração do vestibulando pelas meninas da Jufem. Não só por elas, mas por todos que farão alguma prova e precisam de orações.

ORAÇÃO DO VESTIBULANDO 
Obrigada. meu Deus,
pela oportunidade que me destes
de seguir em frente à busca
do conhecimento e da profissionalização.
Estou a caminho do vestibular,
juntamente com outros estudantes,
que também sonham
com uma nova opção de vida.
Inspira-me ó Deus, para que eu saiba
responder com sabedoria e calma
as questões que me forem propostas.
Peço-te que ajudes
todos os vestibulando e os abençoes.
Renova a esperança de todos
que ainda não conseguiram ingressar
na universidade, para que não desistam da luta.
Obrigado, Mestre, e faze-me ver
o quanto posso ser útil à humanidade,
aprimorando os meus conhecimentos.
Amém!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais meio de comunicação de Schoenstatt

Olá! Os meninos do Jumas de Londrina também tem uma mídia super legal! É a revista Fogo Heróico. Quem assina a edição é o Gabriel Oberle (meu calouro, que está mandando muito bem na programação visual. Está muito linda! Parabéns!).

Vamos entrar, pessoal!

Vai aqui o editorial da publicação e o link:

"O mês da Aliança foi cheio de momentos importantes não só para nosso ramo, mas para toda a familia. Além de comemorarmos os 96 anos da consagração que originou toda nossa vida, também ocorreu a abertura oficial do triênia para 2014.
Isso tudo sem contar a preparação do JUMAS para nosso Fórum Nacional que acontecerá na próxima semana, para a Jornada Mundial da Juventude no próximo ano e, é claro, da nossa Cruzada 2014.
Neste número veremos:
- nosso vice-líder de Ramo, Gabriel Dutra, descreve como deve ser o trabalho e a vida da juventude masculina;
- integrantes do Jumas representaram todo o movimento no Encontro Brasileiro Universitários Cristãos;
- Dom Rafael Biernaski concede entrevista para a juventude;
- Dr. Fritz Kühr, quem é o senhor que está enterrado a sombra do nosso Santuário?
- além das fotos do Encontro de Ramo, do Congresso de Outubro e muito mais.

e não esqueçam: a missão está em suas mãos! repasse a FH para seus contatos e leve a Mãe de Deus para muitas outras pessoas!
 
http://issuu.com/fogoheroico/docs/fogo_heroico_5

Gabriel Felipe Oberle
editor da revista Fogo Heroico"
sábado, 6 de novembro de 2010

Um canal de TV de Schoenstatt!

Olá!
O nosso blog também é lugar de divulgar os meios de comunicação de Schoenstatt!
Hoje é a vez do Jornal Engling TV, uma iniciativa do Jumas de Ibiporã.
São reportagens dentro dos eventos em que os meninos participam.
O diferencial é que são feitas com muito bom humor! Dá pra dar umas risadas!
Entrem lá e deixem seus comentários.
http://www.youtube.com/user/JornalEnglingTV

E, desde já, agradeço os meninos do Jumas Ibiporã que estão divulgando o nosso blog
no jornal mural da casa deles!

Fica também o convite para as pessoas de outros ramos que entram no blog e querem divulgar alguma coisa. Mande e-mail para nine_pp@hotmail.com que a gente conversa!

Até mais!

PS: Essa semana no blog teremos o tríduo do vestibular e uma matéria de como foi o Encontro
Paranaense de Universitários Cristãos. A Bárbara Garcia estará lá para nos representar.
sábado, 30 de outubro de 2010

Obrigada, Ir. M. Lidiane!



Ontem, foi um dia super especial. Fizemos uma festa de agradecimento para a Ir. M. Lidiane. Dissemos obrigada por toda a entrega e o carinho que ela tem pela nossa Jufem. Durante a semana rezamos "Ave Maria por tua pureza" pela vocação de nossa assessora, peço então que a rezem uma vez mais.


Ave Maria


por tua pureza

conserva puro o meu corpo e a minha alma,

abre-me largamente o teu coração

e o coração do teu Divino Filho.

Obtém-me um profundo

conhecimento de mim mesma

e a graça da perseverança e fidelidade

até à morte.

Dá-me almas

e tudo o mais toma-o para ti.



Apesar de poucas meninas poderem estar presentes, a festa movimentou o Capital de Graças da Jufem porque todas sabem como é um bom ter a Ir. Lidiane sempre perto. Levamos comidas, bebidas e um presente bem lindo para fechar com chave de ouro nossa homenagem.

Mas agradecimento pouco é bobagem! Por isso nosso blog também diz:

IRMÃ,
MUITO OBRIGADA POR TUDO! A senhora nos inspira a amar a Mãe de Deus e Schoenstatt com muita profundidade e alegria.
E mais uma vez "VIVA A IRMÃ LIDIANE!!!!!"



Conheçam os tipos de missões realizadas em nossa arquidiocese

Outubro é mês das missões! Vamos conhecê-las e participar!
Créditos: parecal.blogspot.com

Olá! Na última quarta (27), eu (Pauline) e o Otávio (Jumas - Ibiporã) fomos, a convite do Setor Missão da Arquidiocese de Londrina, apresentar as missões universitárias em uma noite de testemunhos. Vimos muitas coisas boas. Vou tentar passar para vocês um pouquinho do que foi apresentado para conhecermos os bons trabalhos de nossa Igreja.

- Missões na África
*Existem duas jovens, Cristina e Fabiana, que embarcaram no último dia 1 de fevereiro em missão para Guiné Bissau, na África. Também deste país, um padre acabou de voltar e descreveu como foi sua experiência: extensos territórios, pessoas necessitadas da evangelização básica, condições higiênicas e econômicas precárias e povo muito afetuoso.

- Missões jovens
Além das missões de Schoenstatt, foram apresentadas:

*Missões claretianas: os jovens claretianos de Londrina (movimento que surgiu neste ano) foram para Rondônia participar das missões promovidas pela Universidade Claretiana de lá. Ficaram divididos em três cidades e tinham por objetivo trabalhar a sexualidade e valores morais,
por encontrarem uma realidade com muitas meninas jovens e solteiras grávidas. Essas missões tem caráter mais informativo e social do que espiritual.

*Missões do Marista: alunos, funcionários e professores do Colégio Marista fazem uma missão social durante a Semana Santa. Este ano, elas foram realizadas na Zona Sul de Londrina e envolveu distribuição de cestas básicas, show religioso, visita a uma casa de jovens em reabilitação de drogas e conserto de estruturas do local.

*Missões da PUC: estudantes da PUC foram para Santa Catarina levar Deus às pessoas.

- Missões das paróquias
* As paróquias desenvolvem dois tipo de missões
a) permanentes: em que há grupos de paroquianos que anunciam o Evangelho constantemente e promovem semanas missionárias nas igrejas;
b) sazonais: por exemplo, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora levou um grupo de missionários para uma cidade do Mato Grosso, antigo garimpo e muito pobre, para conversar com as pessoas e levar a palavra de Deus, por meio da distribuição de Bíblias.

Gente, há muita coisa acontecendo na Arquidiocese e isso precisa ser divulgado. Também quero falar que Schoenstatt foi muito elogiado pelas missões e, principalmente, por conseguir atrair tantos jovens. Por isso, Jufem, vamos cada vez mais deixar uma semana de nossas férias de julho e dedicá-las ao anúncio
do Evangelho.



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Jufem, vamos dar uma força para a Pastoral Universitária!

A Capela Ecumêmica da UEL é ponto de encontro da Pastoral Universitária
http://www.panoramio.com/photo/18683769
Na terça, foi celebrada uma missa na Capela Ecumênica da UEL. Pode parecer uma notícia meio comum, mas essa celebração representou uma nova etapa para Shoenstatt dentro da vida da Pastaral Univeristária.

O nosso movimento sempre teve uma participação muito forte dentro da UEL, desde a fundação da PU, tendo como representantes Vitor Posseti do Jumas Londrina e
Pe. Vandemir, como assessor.

Depois de um tempo em que a participação de Schoenstatt foi mais singela e com a diminuição das peregrinas que visitavam as salas, foi realizada uma reunião com membros do Jumas e da Jufem e com a coordenara da PU Amanda Crispim. Nesse encontro ficou decidido que o nosso movimento vai tentar ampliar suas ações, começando por uma maior participação nas missas e fortalecimento da Campanha da Mãe Peregrina.

A missa de terça concretizou o compromisso de mostrar a cara de Schoenstatt na UEL: uma missa mariana, celebrada por um Pe. de Schoenstatt ( Pe. Afonso), com a liturgia a cargo de nossos representantes. Aproveito para já convidar todas as meninas da Jufem que estudam na UEL para nossa próxima missa no dia 23 de novembro.

É importante que estejamos presentes não somente nos eventos em que nós organizamos, mas em todos!

A Jufem está convidada a participar da Pastoral Universitária em toda a sua essência! Para levar o carisma de Schoenstatt e conhecer outros como da Renovação Carismática Católica.

Toda terça, 12h15 e quinta 18h30, são realizadas missas na Capela Ecumêmica da UEL. Também existem os Grupos de Oração Universitário (GOU). Quem quiser mais informações sobre a PU pode mandar e-mail para a coordenadora Amanda (nanda_paznoespirito@hotmail.com).

E quem quer saber mais de Schoenstatt e da Campanha da Mãe Peregrina pode falar com a Esther, estudante de arquitetura e integrante da Jufem Londrina (teiaudibert@hotmail.com).

Aproveito esse post para deixar um convite de uma palestra promovida pela PU:

PALESTRA NA CAPELA ECUMÊNICA DA UEL
DIA 28/10 – QUINTA FEIRA
Horário: 19: 30 hs
TEMA: A LIBERDADE – QUANDO SOMOS LIVRES?
Palestrante: Pe. Antonio Caliciotti


O tema é bem a nossa cara, né?!

Vamos prestigiar!

Beijão!!!

Pauline
quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude




Dom Orlando dando uma mensagem aos jovens
Créditos das fotos: Fran Camilo
 Olá! No domingo, a Jufem esteve presente do Dia Nacional da Juventude. Eu, que participei da organização do evento, fiquei muito feliz ao vê-las com tantos outros movimentos. E não ficamos paradas nenhum momento: arrumamos a barraca do Schoenstatt, limpamos o ambiente, participamos das apresentações (que ficou muitoooo linda), ajudamos no lanchonete e por fim a desmontar toda a estrutura para irmos embora depois desse dia tão cheio.

Abaixo vai um texto da Fran, coordenadora da PJ e do Dia Nacional da Juventude, sobre como foi o evento. Também vai um link da reportagem que a TV Coroados fez e que nós aparecemos (http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/10/jovens-se-unem-em-dia-nacional-dedicado-a-eles-para-tentar-mudar-as-estatisticas/#comentarios)!

Deixem seus comentários de como foi o DNJ tanto no site da Coroados quanto aqui no nosso blog!

Agradeço a todas que participaram, seja na ação ou na oração!

Pauline

Diversidade juvenil, reza, festa e muita luta!

Aos poucos a juventude ia chegando, naquele domingo ensolarado e quente. Traziam suas bandeiras, suas cores, danças e vestiam suas camisas... Não demorou para a agitação começar! Muita música, sorrisos, abraços e brincadeiras. O ginásio começou a esquentar, sentíamos a vibração naqueles passos sincronizados e a alegria contagiante.

Assim começou o Dia Nacional da Juventude de Londrina que este ano celebrou 25 anos de história, juntamente com toda a juventude brasileira. Com o tema “Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência” cerca de 1000 jovens se reuniram no ginásio da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina – EPESMEL, para também fazer parte desta história.

Organizado pela Pastoral da Juventude e Setor Juventude de Londrina a preparação começou cedo, em julho já eram feitas as primeiras reuniões. No dia 12 de setembro foi realizado o DNJotinha um encontro de formação para líderes de grupos de jovens na qual discutiu-se o tema e deu inicio a preparação dos grupos para o grande dia.

Dom Orlando Brandes arcebispo de Londrina esteve presente no começo do DNJ para dar seu recado e sua benção, motivando a todos e todas, e ressaltando a importância da presença e da força jovem para a Igreja Católica.

A Santa Missa que marcou a abertura do evento mostrou que a juventude reza e muito! Celebrada pelo Pe. Limeira e co-celebrada por vários outros padres, diáconos e seminaristas que selaram seu compromisso com a causa da juventude, trouxeram para o altar os clamores, os sonhos e dificuldades da luta pela vida. A cada rito, música era depositado um pouco da diversidade juvenil da cidade.

Também recordando o Dia Mundial das Missões toda a coleta realizada na Missa foi destinada a Coleta Nacional para as Missões, que visa continuar levando a cabo os milhares de serviços de solidariedade e partilha que presta à humanidade.

Após esse momento rico de comunhão a parte da tarde foi reservada para partilha dos grupos. Teatro. Dança. Música. A cada apresentação uma surpresa! Uma mistura de carismas, de realidades, várias linguagens, porém o mesmo grito: “Basta de Violência e Extermínio de Jovens”.

Para encerrar esse dia de Muita Reza, Muita Festa e recordar a Luta, em roda, cada jovem foi convidado a sentir o irmão, sentir a natureza e sentir o chão, para que lembrassem do valor da nossa terra. E na certeza de estar unidos com toda a juventude brasileira que neste mesmo dia se unia pela vida, foi dançada a “Ciranda da Vida”, que recorda a frase do mártir da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, Pe. Gisley. “Vamos juntos gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens”!

Aproximadamente 600 jovens encheram o ginásio da Epesmel
Os jovens de Schoenstatt durante a apresentação da nossa banda
quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Muitas novidades para a Família de Schoenstatt

Caminhada luminosa para a Mãe de Deus
Créditos das fotos: Pauline Almeida
A romaria do dia 18 de outubro foi mais que especial! A capela ficou lotada com a família de Londrina, Ibiporã e região. E quantas coisas a se comemorar! Pe. Otomar estava em Schoenstatt na última semana e voltou cheio de novidades!
A primeira notícia é que o processo de canonização do nosso Pai Fundador acaba de ser encerrado em nível diocesano. É um passo a mais, e muito importante, que damos nessa caminhada.
Outro fato que ainda está sendo comemorado na Alemanha é a beatificação de Gerhard Hirschfelder, pertencente ao primeiro grupo de sacerdotes schoenstattianos no campo de concentração. Ele é um exemplo de força e fé para os jovens atuais por ter sido contra o nazismo e por isso foi morto aos 35 anos dentro de Dachau.
As Irmãs de Maria também estão em festa, pois recentemente foi escolhida a nova superiora geral de seu instituto. A eleita é a chilena M. Aleja Slaughter. Que o Espírito Santo a ilumine muito!
E a notícia mais fantástica da noite: os palotinos concordaram em passar o Santuário Original para a Família de Schoenstatt! Grande presente para o centenário de 2014. No próximo mês começam a ser feitas as negociações para que isso se concretize!
A Romaria ainda teve uma grande procissão luminosa que lançou o novo portal do Santuário de Londrina (na Rua Goiás com São Paulo).
Terminando a festa, a Jufem de Londrina e Ibiporã que estavam presentes se reuniram para dar ação de graças pelos 70 anos de nossa ramo e rezar pela primeira vez a oração de unidade e de preparação para 2014, compromisso do Encontro Nacional.
Ufa! Quanta coisa! No vídeo abaixo podemos ver um trechinho das meninas rezando. E agora os próximos post são do Nacional, genteeeeeeeeee! Vamos ver muitas prendas, a nossa viagem de quase 30 horas, a visita à casa do João Pozzobon e assim vai....
Beijão!
Pauline
O lírio, representando o aniversário de 70 anos da Jufem, foi ofertado na missa

Karen, Emely, Karina e Lu na romaria

domingo, 17 de outubro de 2010

Jufem participa da Festa da Aliança

Peregrinos sendo recebido na Festa
Créditos: Pauline Almeida


Olá! Todo schoenstattiano que se preze espera com ansiedade o dia 18 de outubro! E ele está chegando. Já é amanhã, gente! 96 anos da Aliança de Amor! As comemorações no Santuário de Londrina começaram neste domingo. A festa reuniu peregrinos de várias cidades, como Umuarama (minha terrinha), Presidente Prudente, Arapongas, Pérola, entre outras; além de vários ramos da Família de Schoenstatt, entre eles, nossa JUFEM!

Estivemos presentes desde o começo da preparação dessa data tão especial, com a Caroline Frank na equipe. E hoje, desde o começo da manhã, ficamos a postos para as vendas dos livrinhos com a programação. Mas a nossa participação não ficou por aí. Quem esteve na Festa da Aliança pôde ver a Jufem ajudando na missa e na vivência (de túnica e tudo! Salientando que a Maria Clara gostou particularmente deste momento. RSRSRS. Olhem as fotos abaixo!).
Como disse o Pe. Antonio Bracht na homilia, já sentimos o gostinho do Centenário da Aliança. Aquela sensação de ir a um local onde é “bom estar” estava presente na face entusiasmada de cada um hoje, especialmente nas meninas da Jufem Londrina.
É a Juventude Feminina rumo ao Centenário de 2014. E a comemoração do 18 de outubro não acaba aqui. Amanhã é dia de Romaria e de se reunir após a missa no Santuário.
É bom dizer que a nossa oração de amanhã é muito especial, pois vamos rezar pela unidade da Jufem, como ficou decidido no Encontro Nacional.
E já que tocamos nesse assunto, peço que as meninas que têm fotos e vídeos em suas máquinas me mandem, o mais rápido possível, para eu editar a nossa ida a Santa Maria.

Beijoooooo, gente!

Pauline

A Mãe de Deus acolhe seus filhos
Créditos: Pauline Almeida



A hora de saudar Jesus e sua Mãe no Santuário
Créditos: Pauline Almeida

Jufem leva bandeira de Schoenstatt
Créditos: Jaqueline dos Santos

Maria Clara representa a Jufem na vivência
Créditos: Jaqueline dos Santos

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores