quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A importância de evangelizar nas universidades


Entre os dias 08 e 11 de fevereiro aconteceu, em Curitiba, o Encontro Nacional da Ação Evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O Encontro foi promovido pelo Setor Universidades (SU), que quer caminhar junto às IES, criando uma rede de comunicação, fomentando, integrando,  reconhecendo as diferentes experiências de cada região do país.
O objetivo da reunião foi montar um documento que norteasse a ação evangelizadora nas IES de todo o país e reforçar a idéia de SU.
Estavam presentes lideres de várias pastorais, universidades e movimentos, bispos, padres. E representando Schoenstatt foram André Audibert, Paulo Zambolin e Maria Clara Marques. Foi, sobretudo, uma experiência de muita vinculação entre os participantes.
Concluído o Encontro, Schoenstatt tem a missão de ajudar na finalização do documento e de expandir seus projetos evangelizadores nas IES.

Maria Clara Marques 

Todos os detalhes do que aconteceu no encontro, vídeos e linhas de ação no site http://pastoraluniversidade.blogspot.com/.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jufem do Paraná se reúne para discutir a realidade do ramo





Olá Jufem,
            Nos dias 12 e 13 de fevereiro, realizou-se o Encontro de Dirigentes do Regional Paraná na Casa do Movimento de Londrina. Participaram representantes das cidades: Curitiba, Guarapuava, Itambaracá, Jacarezinho, Bandeirantes, Barbosa Ferraz, Cornélio Procópio e Londrina, além das assessoras Ir. M. Paula, Ir. Lidiane, Ir. Caroline e Ir. Patrícia.
            Nesse evento, foram apresentadas as correntes de vida, que permearão os próximos anos da Igreja, com objetivo de preparar-se para a JMJ de 2013 que será aqui no Brasil; de Schoenstatt Internacional em preparação a 2014; e da Jufem Nacional, com a finalidade de fortalecer a unidade de nosso Ramo.
            Também foram passadas as principais ideias do material do ano que foi preparado na semana de trabalho em Atibaia no início do mês de fevereiro. Houve momentos de discussão no sentido de se conhecer a realidade dos diferentes locais e a troca de experiências foi fundamental para estabelecer metas para o desenvolvimento contínuo de nosso Ramo.
            No final do encontro, houve uma singela homenagem à Irmã Lidiane, pois ela estará ausente nesse semestre em decorrência de estar em período de formação, por toda dedicação e amor a nossa Jufem.
            A partir da sombra do Santuário da Esmagadora da Serpente, as líderes de nosso Regional assumiram com ardor a missão de impulsionar ainda mais a Jufem e as Apóstolas de suas cidades nesse ano em que se celebram os 80 anos de existência da Jufem Internacional.
             Espero que 2011 seja repleto de graças da Mãe de Deus para todas e que possamos vivenciar cada vez mais com muito amor o nosso ideal de ser Lírio do Pai, Tabor para o Mundo.
Unidas na Aliança de Amor,
Suzana
sábado, 19 de fevereiro de 2011

Descubra as diretrizes da Jufem para 2011




Olá Jufem,

            Neste mês de ferereiro, nos dias 5 e 6, em Atibaia (SP), realizou-se o Encontro Nacional de Dirigentes da Juventude Feminina de Schoenstatt.
            Estavam presentes líderes de Ramo, representantes de seus locais e as assessoras dos Regionais Sul, Paraná, Sudeste e Nordeste. De Londrina, além das assessoras (Ir. M. Lidiane e Ir. M. Paula) apenas eu, Esther Audibert pude participar.
            Os assuntos destacados no Encontro foram: o 1º Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis, o Documento 85 da CNBB e as diretrizes para Schoenstatt, a Jornada Mundial da Juventude em Madri – 2011, e no Brasil – 2013, as correntes de vida que orientam a Igreja e nossa Família de Schoenstatt.
            Também foram tomadas importantes decisões acerca das propostas de ação originadas da Carta do Encontro Nacional (setembro de 2010) e das necessidades que surgiram desde então. Desse modo, foi discutido sobre o material e o tamanho do símbolo do Ramo que peregrinará pelo Brasil, representando a unidade nacional, e dos que permanecerão nos Regionais; a equipe que trabalhará para concretizar nosso Site Nacional da Jufem, a nossa representante Nacional, a Marina de Atibaia – SP, e representante da Jufem na equipe da CNBB que trabalhará em Madri, a Síbila – São José dos Campos – SP. Muitas novidades nos foram apresentadas e delas trataremos em reuniões.
            No sábado à noite participamos de uma vivência preparada pelas assessoras sobre os Heróis e o Pai Fundador. Mais tarde, confraternizamos e partilhamos comidas típicas dos diversos locais.
            No mais, uma ótima palestra sobre ‘O Mistério de Schoenstatt’, ministrada pela Ir. M. Cassilda, enriqueceu nosso Encontro, e no último período, cientes de todas as correntes de vida e acontecimentos da Igreja e de Schoentatt, recebemos a grande tarefa de descobrir nosso Lema para esse ano: ‘Contigo Pai, Filhas enraizadas no Tabor’.
            A descoberta do Lema, depois de divisão em grupos e muitas discussões, fechou com chave de ouro o domingo. A alegria era geral, e as jovens começaram então a voltar para seus locais.
            O Encontro Nacional de Dirigentes já é uma resposta às propostas que surgiram com o Encontro de toda a Juventude Feminina brasileira, em setembro de 2010. A Jufem está se mobilizando em busca da UNIDADE e da maior inserção na IGREJA.
            Que a Mãe de Deus nos abençõe nesta grande MISSÃO, e a toda a Família de Schoentatt que se prepara, Rumo ao Centenário da Aliança.
                       
Um grande abraço.
Esther Audibert.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O retorno da Jufem

Olá querida juventude!

Como o Pai nos saudava: Nos Cum Prole Pia!

Espero que todas tenham aproveitado o descanso das férias... passado tempo com a família, com o namorado, amigos... descansado física e mentalmente da correria que estamos habituadas a viver...
Eu tentei!! rs
Bom... algumas já iniciaram o ano no encontro de dirigentes mas nosso ano, OFICIALMENTE, começa nos dias 26 e 27 de fevereiro.
TODAS ESTÃO CONVOCADAS A PARTICIPAREM DO ENCONTRO DE ABERTURA!! Mais informações serão enviadas por e-mail entre essa e a próxima semana.

E por que é tão importante estarmos presentes??

Todas as novidades, as correntes de vida de 2011, a preparação para a JMJ e nossa participação efetiva na mesma, a JMJ no Brasil, nossa programação para o ano, as decisões das dirigentes no encontro nacional, tudo isso e muitoooo mais acontecerá nesses dias!!! E acreditem, esse ano teremos a oportunidade de mergulhar em Schoenstatt e servir a Igreja o quanto possível!! Já começamos com uma participação especial no Marco Jovem, que será em março! O Projeto Sabão promete momentos inesquecíveis!!
Dar um próximo passo como FAMILIA com relação ao projeto “Abrir as portas do Santuário”...
Novos projetos, novas metas... Vamos celebrar nossos 80 anos da JUFEM internacional!!

A PRESENÇA DE CADA UMA SERÁ IMPRENSCINDÍVEL!!!! PENSAREMOS EM CADA MOMENTO DO ENCONTRO PARA NÓS, DA JUFEM, INDIVIDUALMENTE!!

Gostaria ainda de deixar algo para que pensemos nesses dias...

Nos últimos anos a Igreja tem se voltado para a Juventude... e como nós responderemos a essa atenção especial dirigida a nós, jovens??

Em 2007 o Papa Bento XVI diz à Juventude: “Queridos jovens, Cristo vos chama a serem santos. Ele mesmo vos convoca e quer andar convosco, para animar com Seu espírito os passos do Brasil neste início do terceiro milênio da era Cristã. Peço à Senhora Aparecida que vos conduza, com seu auxílio materno e vos acompanhe ao longo da vida.”

Essas palavras ele dirige também a nós!! Que sintamos o chamado de Cristo, que sintamos Seu Espírito sobre nós, para que tenhamos força de lutar por uma nova sociedade, por uma nova Cultura, a Cultura da Aliança de Amor!!

Carol Audibert

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores