quinta-feira, 31 de março de 2011

A juventude quer viver enraizada e edificada em Cristo




 Aconteceu neste domingo, 27 de março, mais um Marco Jovem, que reuniu cerca de 600 jovens e adolescentes vindos das várias realidades da Arquidiocese de Londrina. O evento aconteceu no Colégio Marista e foi organizado pelo Setor Juventude.
Todos os anos, com o objetivo de ser o marco da juventude londrinense, a data inicia os trabalhos do Setor. O evento é organizado pelas juventudes e para as juventudes; isso porque se fala de vários carismas e estilos de se trabalhar com a faixa etária que, segundo o Papa João Paulo II, é o presente da Igreja Católica. Os vários “estilos” se encontraram neste dia tão especial para celebrar o amor, a alegria e principalmente a vida.
Com o tema “A juventude quer viver enraizada e edificada em Cristo”, durante todo o dia foram lembrados e trabalhados três temas que estão em evidência: a Campanha da Fraternidade 2011, com a proposição de se refletir sobre a “Fraternidade e a vida no Planeta”; a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Madri, no mês de agosto deste ano; e o Dia Nacional da Juventude que discutirá a “Juventude e o protagonismo feminino”.
O evento começou às 9hs da manhã com a acolhida e animação, seguido de oficinas. Antes do almoço, uma celebração que saiu do modelo convencional trouxe aos jovens o Cristo Palavra, Pão e Irmão. Não foi a realização de uma Missa como todos estão acostumados, mas a comemoração e a lembrança do próprio Deus. Uma Adoração ao Santíssimo, terminada com a partilha dos alimentos que cada jovem trouxe.
As pessoas puderam trocar ensinamentos nas oficinas de teatro do oprimido, jogos cooperativos, dança circular, percussão, meio ambiente, hip hop e lideranças. O período da tarde trouxe as apresentações dos temas, animação e as atividades foram encerradas com uma grande ciranda que precisou ser dividida em três para que todos pudessem participar.
Além disso, os religiosos e religiosas de todo o Regional Sul 2, que estavam em um encontro da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil ao lado, no Teatro Marista, vieram prestigiar a juventude e encerraram dando a benção e o envio a todos.
Celebrar a vida da juventude é também relembrar aqueles que vivem à margem da história, tendo suas vidas arriscadas e dispostas a perigos que podem levar a morte. Dessa forma, não só celebrar, mas assumir um compromisso de cristãos preocupados e engajados com o caminho de Cristo e levar a boa nova para quem não conhece, tornado-se verdadeiros “profetas da vida”, como dizia o Papa João Paulo II.

Francielly Hellena Camilo – Coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Londrina e representante no Setor Juventude.





terça-feira, 29 de março de 2011

As novas meninas da Jufem!

Essa foto é do encontro que reuniu novas meninas para a Jufem Londrina! É a Mãe de Deus as guiando para junto do Santuário!

terça-feira, 22 de março de 2011

Novas meninas para a missão

Olá! Neste sábado (19) e domingo (20), a Jufem Londrina recebeu 12 meninas para o encontro de novos membros do ramo. Elas foram recebidas com muita animação e carinho. Além disso, ganharam as boas vindas da própria Mãe de Deus no Santuário.


Durante o primeiro dia de nosso encontro, elas puderam conhecer um pouco sobre o movimento de Schoenstatt e da Jufem. Aprenderam a cantar e danças novas músicas, o que proporcionou união e alegria entre o grupo.


À noite, o tom espiritual tomou conta das mensagens com testemunhos de Débora, que já passou pela Jufem, e de Jaqueline, da geração atual do ramo. Elas mostraram como Nossa Senhora as direcionou pelas estradas da vida e as protegeu em cada decisão tomada, mostrando qual a verdadeira missão de cada uma.


Para que a espiritualidade fosse aprofundada, a vivência em três ambientes mostrou como a mulher pode ser a resposta para o mundo e proporcionou uma correspondência direta, por meio de cartas, entre as garotas e a Mãe.


No domingo, o encontro foi fechado com Lectio Divina, café da manhã com o tradicional pastel de feira e missa na Catedral.


A Jufem espera que as meninas tenham gostado do final de semana e queiram passar mais tempo com a Mãe de Deus, dentro da Jufem. Aguardamos o retorno de cada uma e ainda esperamos meninas que a Providência Divina nos traga.
sexta-feira, 18 de março de 2011

Encontro das Apóstolas.

No último sábado, dia 12, aconteceu o encontro de abertura das Apóstolas. Ele foi foi preparado especialmente para chamar novas meninas e fazer com que as Apóstolas Luzentes de Maria de Londrina crescessem.


Para nossa surpresa e alegria compareceram 70 meninas entre 4 e 12 anos!

A tarde começou com animação, cantando e dançando as músicas tradicionais do nosso ramo, para já irem entrando no espírito.


Depois fizemos a oração em frente ao Santuário onde todas se consagraram a Nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Chegada a hora das brincadeiras, elas foram divididas em grupos e passaram por várias atividades como pular corda, boliche, elástico, bola, sempre com muita alegria e integração entre as meninas.


Para fechar muito bem, foi servido o lanche preparado pelas meninas da Juventude. E com a ajuda e dedicação de todas tivemos uma tarde repleta de bons momentos e empolgação. 


Agora aguardamos com grande expectativa o retorno das meninas para vermos os frutos desse encontro.




Caroline Frank

segunda-feira, 14 de março de 2011

Jufem convida...



Neste final de semana (19 e 20), teremos um ENCONTRO PARA NOVAS MENINAS!!
Heverá testemunhos, músicas, uma linda vivência...

Quem participar poderá entrar em contato com a pedagogia de Schoenstatt e o ideal da Jufem. Além disso, vai participar da alegria e união de nosso ramo.

O encontro terá início, às 16h do sábado e terminará com a missa de domingo, às 10h30, na Catedral.

O custo é de R$5 para quem é da Jufem e R$15 para as novas meninas. O café da manhã na feira não está incluso. Precisamos da confirmação dos nomes até a sexta-feira (18) pela tarde. É preciso levar roupa de cama e banho.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Qual é a mensagem do Papa para a quaresma?

O Papa Bento XVI mandou uma mensagem a todo o mundo falando sobre a quaresma e seu significado. No site da CNBB há um pequeno resumo do conteúdo que repasso em nosso blog:

Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes (cf. Cl 2, 12)
A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho.
O percurso quaresmal encontra o seu cumprimento no Tríduo Pascal, particularmente na Grande Vigília na Noite Santa: renovando as promessas batismais, reafirmamos que Cristo é o Senhor da nossa vida, daquela vida que Deus nos comunicou quando renascemos "da água e do Espírito Santo", e reconfirmamos o nosso firme compromisso em corresponder à ação da Graça para sermos seus discípulos.
Através das práticas tradicionais do jejum, da esmola e da oração, expressões do empenho de conversão, a Quaresma educa para viver de modo cada vez mais radical o amor de Cristo. Para o cristão o jejum nada tem de intimista, mas abre em maior medida para Deus e para as necessidades dos homens, e faz com que o amor a Deus seja também amor ao próximo (cf. Mc 12, 31).
No nosso caminho encontramo-nos perante a tentação do ter, da avidez do dinheiro, que insidia a primazia de Deus na nossa vida. A idolatria dos bens, ao contrário, não só afasta do outro, mas despoja o homem, torna-o infeliz, engana-o, ilude-o sem realizar aquilo que promete, porque coloca as coisas materiais no lugar de Deus, única fonte da vida.
A tentação é a de pensar, como o rico da parábola: "Alma, tens muitos bens em depósito para muitos anos...". "Ins ensato! Nesta mesma noite, pedir-te-ão a tua alma..." (Lc 12, 19-20). A prática da esmola é uma chamada à primazia de Deus e à atenção para com o próximo, para redescobrir o nosso Pai bom e receber a sua misericórdia.
Em todo o período quaresmal, a Igreja oferece-nos com particular abundância a Palavra de Deus. Meditando-a e interiorizando-a para a viver quotidianamente, aprendemos uma forma preciosa e insubstituível de oração, porque a escuta atenta de Deus, que continua a falar ao nosso coração, alimenta o caminho de fé que iniciamos no dia do Batismo.
Ao contrário, na oração encontramos tempo para Deus, para conhecer que «as suas palavras não passarão» (cf. Mc 13, 31), para entrar naquela comunhão íntima com Ele «que ninguém nos poderá tirar» (cf. Jo 16, 22) e que nos abre à esperança que não desilude, à vida eterna.
Em síntese, o itinerário quaresmal, no qual somos convidados a contemplar o Mistério da Cruz, é «fazer-se conformes com a morte de Cristo» (Fl 3, 10), para realizar uma conversão profunda da nossa vida: deixar-se transformar pela ação do Espírito Santo, como São Paulo no caminho de Damasco...
O período quaresmal é momento favorável para reconhecer a nossa debilidade, acolher, com uma sincera revisão de vida, a Graça renovadora do Sacramento da Penitência e caminhar com decisão para Cristo.
Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Batismo.
Renovemos nesta Quaresma o acolhimento da Graça que Deus nos concedeu naquele momento, para que ilumine e guie todas as nossas ações. Neste nosso itinerário, confiemo-nos à Virgem Maria, que gerou o Verbo de Deus na fé e na carne, para nos imergir como ela na morte e ressurreição do seu Filho Jesus e ter a vida eterna.
Resumo feito por dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá
terça-feira, 8 de março de 2011

Como defender o planeta que geme de dor?

Com a chegada da quaresma, a Igreja se prepara para um período de reflexão. Desde 1964, um tema específico é colocado na pauta dos católicos na preparação para a ressurreição de Cristo, na Páscoa. Em 2011, na 47ª Campanha da Fraternidade (CF-2011), o assunto é meio ambiente: "Fraternidade e a Vida no Planeta", com o lema "A criação geme em dores no parto" (Rm 8,22).


Em Londrina, na sexta-feira (4), o arcebispo dom Orlando Brandes fez uma coletiva de imprensa e apresentou os objetivos da campanha e a importância de discutir o tema, diante das mudanças climáticas que o mundo vem sofrendo.  "Vemos sinais fortes de que o verão já não é mais o mesmo no Brasil. Vivemos uma situação anormal, muitas chuvas, enchentes, calor e até tornados já tivemos", lembrou.
Ele conclamou os católicos a assumirem parcela de culpa na destruição da fauna e da flora. Além disso, pediu coragem na mudança de hábitos para a regeneração tanto do mundo quanto do próprio ser humano. Atitudes simples como o descarte correto de resíduos resolveria grandes problemas, como a proliferação da dengue que acontece em nossa cidade.
Nesta quarta-feira (9) de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) lança oficialmente a Campanha da Fraternidade em Brasília, com a presença do secretário nacional da entidade, dom Dimas Lara Barbosa.
Segundo o site da CNBB, no evento será apresentado o texto-base da CF-2011 que tem 124 páginas e é dividido em quatro partes. 
Leiam um resumo do que contém o documento que norteia as discussões sobre o meio ambiente neste ano.
Na primeira parte, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento. A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.
A segunda parte do texto-base busca na bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.
Para o secretário geral da CNBB, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica dom Dimas. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”, acrescenta.
O secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, diz que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à sua missão de defender a vida. “A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”, disse o secretário.
Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.
Por: Pauline Almeida
Com informações do site da CNBB e de Juliana Leite, jornalista de odiario.com.




 O que nós vamos fazer pelo planeta que geme de dor? Contem nos comentários como assumir a condição de católico que luta pelo bem e pela defesa do meio ambiente.
Vejam o vídeo com o hino da CF-2011. O ritmo não é dos mais animados, mas a letra desperta a reflexão.






domingo, 6 de março de 2011

Jovem, participe do Marco Jovem 2011!

Olá! Tenho um convite muito especial para fazer a todos. No dia 27 de março, o Setor Juventude da Arquidiocese de Londrina vai promover o Marco Jovem 2011. Este  evento é uma oportunidades para reunir vários jovens para debater, conversar e partilhar sobre três fatos relevantes no calendário do ano: Campanha da Fraternidade, Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e Dia Nacional da Juventude (DNJ).


O tema do Marco Jovem 2011 é "A juventude quer viver enraizada e edificada em Cristo". Cada participante poderá optar por uma oficina diferente. Há atividades para todos os gostos: dança, música, lideranças, etc. Vá preparado e de coração aberto para aprender e dividir conhecimentos.


O evento será encerrado com uma celebração em que teremos um momento de adoração, para renovar nossa relação com o Cristo Vivo, e partilha de lanches, um misto de comunhão espiritual e material.


O movimento de Schoenstatt irá animar o Marco Jovem. Vamos nos mostrar como Jufem e prestigiar o primeiro evento de toda a juventude da arquidiocese. Lembrem-se que ser Jufem é ser Igreja!


Durante os próximos posts do blog, vocês poderão saber mais sobre a Campanha da Fraternidade, Jornada Mundial e DNJ! Fiquem atentas!


Envolvam-se no Marco Jovem desde agora pelo orkut e pelo facebook. Deixem mensagens e chamem os amigos!


Pauline Almeida


Dúvidas ou outras informações estamos a disposição.setorjuventudelondrina@hotmail.com

ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=32193077

FACEBOOK: http://www.facebook.com/setorjuventudelondrina


Convite do Setor Juventude

MARCO JOVEM 2011

27 de MARÇO - domingo - 9 às 15h
Ginásio Marista - Av. Maringá - Londrina
Tema: A Juventude quer Viver enraizada e edificada em Cristo

Um dia de muita diversão, aprendizado, amizade e alegria. 
 
- Bandas, apresentações e oficinas
- Almoço com um grande momento de oração e partilha... traga seu lanche!
- Reunião geral para coordenadores de grupos, pastorais e movimentos durante o evento.
- Grande preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer no mes de agosto em Madri-Espanha
 
PARTICIPE DESTA GRANDE FESTA!
  


 
quarta-feira, 2 de março de 2011

Muitas missões para 2011!

Olá!

A Jufem Londrina realizou seu encontro de abertura neste sábado (26). As meninas puderam confraternizar e saber o que o ano de 2011 reserva para o nosso ramo.
As atividades começaram animadas com músicas e dança. As recém empossadas como Jufem, as ex-apóstolas do grupo da Karina, até levaram o trote - bem bonzinho, por sinal!
A Karina comandou o primeiro encontro em grupo com a Mãe de Deus no Santuário, entregando-nos mais uma vez ao cuidado de Maria Santíssima.A oração foi tão forte que causou desmaios, né Glória!
huahauhauahuahuahauha
O susto foi grande, mas depois de tomar ar fresco tudo se resolveu!
A reunião serviu para mostrar as atividades do ano, como a Jornada Mundial da Juventude. A Jufem Londrina terá três representantes no evento e no Encontro Internacional do ramo, que completa 80 anos em 2011.
As meninas também receberam os carnês para o pagamento das mensalidades (R$5) e as pizzas (R$12) que devem ser vendidas até o dia 9 de março. É muito importante que todas tenham consciência que temos contas a pagar, como a taxa de utilização de nossa sala. Também precisamos ter uma reserva para poder ajudar nossas representantes quando elas precisarem ir a encontros regionais e nacionais, mostrando a cara da Jufem Londrina.
Para descontrair, um bingo foi realizado. Nele pudemos descobrir qual o significado da Jufem para as meninas: compromisso, filialidade, diversão, amizade, etc.
Por fim, a nossa líder do ramo, Carol Audibert, mostrou todas as missões que devemos assumir em 2011. São muitas e para todos os gostos. Passo aqui algumas delas para que cada garota possa escolher uma atividade e contribuir, segundo suas habilidades e possibilidades.

Beijão!
Pauline

Compromissos com a Família de Schoenstatt
- Liturgia das missas jovens de quarta-feira
- Canto nas missas jovens e no primeiro sábado de todo mês
- Pastoral do Santuário
- Liga dos enfermos
- Comitê de eventos
- Encontro da família de Schoenstatt em abril com presença da ex-secretária de Pe. Kentenich
- Campanha da Mãe Peregrina

Compromissos com a Igreja
- Pastoral Universitária
- Setor Universidades
- Setor Juventude
- Catequese
- Ginfanto
- Jornada Mundial da Juventude

Compromissos com a Jufem
- Dirigentes de Jufem, apóstolas e Círculo da Aliança
- Projeto sabão
- Projeto sobre sexualidade
- Preparação de encontro de impacto para novas meninas
- Tesouraria
- Meios de comunicação (blog e site oficial que está sendo criado)

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores