quinta-feira, 31 de março de 2011

A juventude quer viver enraizada e edificada em Cristo




 Aconteceu neste domingo, 27 de março, mais um Marco Jovem, que reuniu cerca de 600 jovens e adolescentes vindos das várias realidades da Arquidiocese de Londrina. O evento aconteceu no Colégio Marista e foi organizado pelo Setor Juventude.
Todos os anos, com o objetivo de ser o marco da juventude londrinense, a data inicia os trabalhos do Setor. O evento é organizado pelas juventudes e para as juventudes; isso porque se fala de vários carismas e estilos de se trabalhar com a faixa etária que, segundo o Papa João Paulo II, é o presente da Igreja Católica. Os vários “estilos” se encontraram neste dia tão especial para celebrar o amor, a alegria e principalmente a vida.
Com o tema “A juventude quer viver enraizada e edificada em Cristo”, durante todo o dia foram lembrados e trabalhados três temas que estão em evidência: a Campanha da Fraternidade 2011, com a proposição de se refletir sobre a “Fraternidade e a vida no Planeta”; a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Madri, no mês de agosto deste ano; e o Dia Nacional da Juventude que discutirá a “Juventude e o protagonismo feminino”.
O evento começou às 9hs da manhã com a acolhida e animação, seguido de oficinas. Antes do almoço, uma celebração que saiu do modelo convencional trouxe aos jovens o Cristo Palavra, Pão e Irmão. Não foi a realização de uma Missa como todos estão acostumados, mas a comemoração e a lembrança do próprio Deus. Uma Adoração ao Santíssimo, terminada com a partilha dos alimentos que cada jovem trouxe.
As pessoas puderam trocar ensinamentos nas oficinas de teatro do oprimido, jogos cooperativos, dança circular, percussão, meio ambiente, hip hop e lideranças. O período da tarde trouxe as apresentações dos temas, animação e as atividades foram encerradas com uma grande ciranda que precisou ser dividida em três para que todos pudessem participar.
Além disso, os religiosos e religiosas de todo o Regional Sul 2, que estavam em um encontro da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil ao lado, no Teatro Marista, vieram prestigiar a juventude e encerraram dando a benção e o envio a todos.
Celebrar a vida da juventude é também relembrar aqueles que vivem à margem da história, tendo suas vidas arriscadas e dispostas a perigos que podem levar a morte. Dessa forma, não só celebrar, mas assumir um compromisso de cristãos preocupados e engajados com o caminho de Cristo e levar a boa nova para quem não conhece, tornado-se verdadeiros “profetas da vida”, como dizia o Papa João Paulo II.

Francielly Hellena Camilo – Coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Londrina e representante no Setor Juventude.





0 comentários:

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores