quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DNJ reflete sobre o papel da mulher na sociedade


Aconteceu o Dia Nacional da Juventude (DNJ), com o tema “Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema "Jovens mulheres tecendo relações de vida" buscando inspiração no encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (Jo. 4, 1-42).

Durante todo o domingo, 16 de outubro, a juventude de nossa Arquidiocese de Londrina, reunida na paróquia Rainha dos Apóstolos, participou das comemorações do DNJ, um evento com muitos anos de história, sempre marcada pela promoção da reflexão de temas globais a dos direitos juvenis. Nos últimos anos, os temas do DNJ voltaram-se a nossa realidade brasileira, cuidando da preservação da vida juvenil, da luta contra o extermínio de jovens e na proteção de nossos recursos naturais.

Neste ano, com o tema “Juventude e Protagonismo Feminino”, mais uma vez, nossa realidade é escolhida como foco de estudo, trabalho e celebração, dedicado de modo especial a mulher, a menina, a moça, que sempre está presente nas atividades cotidianas de nossa Igreja Católica. Este tema sem dúvida nos atinge de maneira ainda mais especial, por sermos a Juventude Feminina de Schoenstatt – JUFEM!!!

As atividades do DNJ foram celebrativas, sempre buscando valorizar a presença feminina em cada paróquia e em cada grupo, seja pastoral ou movimentos. Destacarei dois momentos marcantes, não só a mim, mas a toda a juventude ali reunida.

O primeiro momento foi a entronização da Mãe de Deus, durante a manhã na celebração da missa, conduzida pelo assessor do Setor Juventude, Padre Ademar. Acontece que durante toda a missa, uma mendiga caminhava entre nós, com cobertores e um saco daqueles que se coloca farinha, isso de certa maneira incomodou a muitos jovens, porém outros a acolheram e buscaram acomodá-la confortavelmente. Eis então, que na Ação de Graças a comentarista nos convida a receber a Mãe de Deus e enfatiza que Ela esteve presente entre nós durante toda a celebração. Iniciou-se o canto mariano, aquele dedicado a Nossa Senhora Aparecida, pois a pouco se havia comemorado seu dia – 12/10 – e surge entre nós aquela mendiga e que com a ajuda de alguns jovens retira de seu velho saco de estopa a imagem de nossa querida Mãe Aparecida, emocionando a todos os presentes, inclusive a equipe que auxiliava a organização do DNJ.

Eu mesmo sabia que a mendiga em questão era a Adriana da PJ de Cambé, cidade vizinha a Londrina, mas pensar quantas vezes, ainda mais pra mim, schoenstattiana e Jufem que sou, as vésperas do dia da Aliança, quantas vezes não vemos a MTA presente em nossa própria mãe, em nossa irmã, em nosso ambiente de trabalho ou estudos. Convido a todos que lerem este pequeno post, a refletir, a luz do tema do DNJ, estou buscando ver a presença da Mãe Três Vezes Admirável em minha vida? Nas pessoas ao meu redor? Nas atitudes que venho tomado?

O segundo momento, a ciranda da vida, este momento destinou-se ao encerramento de nosso DNJ, todos nós fomos convidados a nos unir em circulo, braços e pés entrelaçados, e juntos cantamos “Vamos gritar, girar o mundo, chega de violência e extermínio de jovens!” e a medida que a melodia, já conhecida por muitos, tornava-se conhecida por todos, a intensidade e o volume de nosso canto se intensificava, cantamos unidos em uma só voz.

Ainda me emociono a lembrar destes momentos, ordinariamente extraordinários!

Barbara Daniella Garcia






1 comentários:

Maria Eduarda Garcia disse...

Foi muito bom, ano que vem quero repetir a experiência com a minha irmã/dirigente e com o grupo de adolescentes da minha paróquia!

Um beijo

Maria Eduarda Garcia - ALM

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores