segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jufem dará um presente ao Pai Fundador! Participe da festa!



O aniversário do Pai Fundador está chegando, 16 de novembro, e todo o Movimento de Schoenstatt, no mundo inteiro, já se prepara para essa data tão importante. A Juventude Feminina do Brasil, para marcar esse dia, dará um grande presente, bem especial, ao Padre Kentenich. E ela não quer comemorar sozinha, mas quer que toda a Família esteja reunida para participar junto dessa entrega.

O presente demorou para ser fabricado

...custou muito Capital de Graças, trabalho, dedicação.. mas enfim se tornou uma realidade. Na verdade, ele já vem sendo preparado há pouco mais de um ano, quando a Jufem de todo o Brasil estava reunida em Santa Maria (RS) para o 10° Encontro Nacional.
Com o ideal “Lírio do Pai, Tabor para o Mundo” ardendo no peito, as meninas se propuseram a aprofundar a unidade no ramo, nesse país tão grande, desejando concretizar cada vez mais o desejo de vinculação sonhado pelo Padre Kentenich. Ele, inclusive, aguarda com carinho e ansiedade nossa lembrança.
Durante todo o ano ele nos visitou através do Símbolo do Pai, pelo ano internacional da corrente do Pai, mostrando através da Divina Providência que estava zelando pela Juventude Feminina e por toda a Família.
Agora chegou a hora

O presente está terminando de ser embrulhado. Assim, confiamos que no dia 16 de novembro de 2011 entregaremos nosso presente.
Você está convidado a participar com a Jufem dessa entrega.

Como?

Nós, filhas enraizadas no Tabor e no coração do Pai, convidamos a todos para entrar a conhecer o nosso novo site www.jufem.com.br Um conteúdo especial dedicado ao Fundador aguarda pelos leitores, com entrevistas, colunas, notícias, vídeos e espaços para interatividade. A partir do aniversário de nosso Pai e Fundador acesse o nosso site e divulgue esse presente!
Vamos juntos, presentear o nosso Pai e Fundador?!

Karen Bueno e Pauline Almeida

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Resultado do vestibular

Os candidatos receberam a bênção dos estojos e canetas / Crédito da foto: Gabriel Oberle
Na tarde desta segunda-feira (7), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou o resultado da primeira fase do vestibular 2012. Várias meninas da Juventude Feminina foram convocadas e agora chegou a hora de agradecer à Mãe de Deus e seu Filho. Durante o tríduo das missas jovens de quarta-feira, enchemos a capela, pedindo graças à MTA e elas nos foram concedidas.

Na primeira celebração, os candidatos receberam a oração do Confio. Nesse momento de relembrar os Capitais de Graça oferecidos pelas provas, vamos novamente rezar e já entregar a segunda fase do vestibular, que será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro. Confio...

De olhos vendados, os vestibulandos começaram a segunda missa. Após escutarem a palavra de Deus, eles tiveram a visão restabelecida e puderam perceber, de maneira vivencial, como a vida e os caminhos que Cristo delineia só são vistos à luz do Espírito Santo.

Faltando poucos dias para as provas da primeira fase, todos puderam entregar no Santuário as angústias, alegrias e pedir a bênção para o grande dia. Após o resultado, nem todas passaram, mas que não se perca a certeza que a Mãe está cuidando perfeitamente de tudo e guarda uma bela surpresa ao final.

Rezemos e esperemos mais graças para a segunda fase. Unidas na Alianças, que nossas meninas recebam muitas orações e força para a reta final do vestibular. Parabéns às convocadas!
sexta-feira, 4 de novembro de 2011

“Contigo Pai, filhas enraizadas no Tabor!”

Estamos iniciando um novo mês e já nos seus primeiros dias, a Igreja com a Solenidade de todos os Santos nos convida a Santidade. Pelo batismo fomos todos chamados à santidade: “Sede perfeitos, como vosso Pai no Céu é perfeito”.
Num tempo onde a sociedade sempre mais se distancia de Deus, a Igreja nos aponta um caminho de santidade, um caminho de verdadeira união e felicidade que somente encontramos quando temos Deus em nosso coração.
O Papa Bento XVI, em 2005, confirma: “Queridos jovens, a felicidade que procuram, a felicidade que têm o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade! Com Maria, digam o seu “sim” àquele Deus que deseja oferecer-se a vocês. (...) Quem deixa entrar Cristo (na própria vida) nada perde, nada, absolutamente nada do que torna a vida livre, bela e grande. Não, só nesta amizade desabrocham realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só nesta amizade nós experimentamos o que é belo e o que liberta. Disto estejam plenamente convictos: Cristo de nada os priva do que vocês têm de belo e de grande, mas tudo leva à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
A certeza de que somos amadas pelo Pai, nos impulsiona à santidade, a se aproximar ainda mais de Cristo. Muitos pensam que a santidade seja um privilégio para poucos, algo muito distante e impossível de ser alcançado, porém, TODOS podem e são chamados a serem santos.
Segundo nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, a santidade deve ser aquela que é conquistada todos os dias, nas pequenas coisas, no cultivo das pequenas virtudes, junto daqueles que nos são próximos. No livro Santidade de todos os dias lemos: santidade é a busca por uma “santa harmonia entre a vinculação afetuosa a Deus, ao trabalho e ao próximo, em todas as situações da vida.”
Deus nos santifica, mas supõe a nossa colaboração. A atividade divina e a atividade humana estão harmoniosamente relacionadas, por isso, queremos trabalhar em nossa autoeducação, no cultivo de nossa vida interior. Junto de nossa querida MTA, a Rainha dos Lírios, queremos nos fortalecer com as graças do Santuário de Schoenstatt, para ajudar a conduzir muitos corações juvenis novamente para Cristo, a Luz da Salvação. A vida de oração é fundamental em nossa vida, nos aproxima de Deus, por isso devemos cultivá-la diariamente.
Que a vida e o testemunho de santidade nosso Pai e Fundador e dos Heróis de Schoenstatt nos impulsionem aos mais altos ideias e possamos ser na sociedade resposta aos seus anseios e desafios, um sinal de luz, um verdadeiro “Lírio do Pai, Tabor para o mundo!”
Ir. M. Lidiane Francisconi






quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jufem ganha nova líder de ramo



Suzana é estudante de medicina é a nova liderança do ramo
 No último sábado (22), a Juventude Feminina de Schoenstatt de Londrina elegeu uma nova líder: Suzana Guariente. O ramo já se preparava para escolha a alguns dias, rezando o Hino do Instrumento como Capital de Graças, já mandando orações para o novo lírio que assumiria a missão.

Usando as palavras que Padre Kentenich nos deixou, pedimos em conjunto para que a Mãe nos usasse para a construção do Reino de Schoenstatt; para que pudéssemos servir sem reservas e espalhássemos o amor, a paz e a alegria. Acima de tudo, pedíamos a fidelidade à obra e a certeza de uma mão paternal a nos guiar.

Com a certeza do Pai Fundador nos olhando e da Mãe de Deus a interceder por nós, reunimos as meninas neste sábado. Como também era um dia de celebração e unidade, a vice-líder do ramo, Karina Quadros, contou-nos como foi participar da Jornada RTA e da Jornada Mundial da Juventude em Madrid. Soubemos da intenção mundial de conquistar um cetro para Nossa Senhora e nos vimos representadas no encontro com o Papa. Percebemos que o lema internacional “Contigo Pai, Coroa Viva para a Igreja” foi uma realidade nos dias vividos na Espanha.

Partimos, então, para a votação. Nossa assessora, Ir. Lidiane, lembrou que a nova líder de ramo deveria ser alguém responsável, disposta a fazer Capital de Graças pelo ramo, zelar pela vida dos grupos, mas também receber o apoio de todas as outras meninas. Inspiradas pela oração do Espírito Santo, partimos para a votação com três nomes indicados: Suzana (grupo Fonte Tabor), Pauline e Jaqueline (grupo da Esther).

Ao final da contagem de votos, a Jufem mostrou maturidade e elegeu Suzana com ampla maioria. Pauline se tornou a vice-líder de ramo e Jaqueline, a tesoureira. As apóstolas também ganharam uma nova coordenadora, Suzana passou o cargo para Caroline Frank (grupo da Esther).

Também não poderíamos deixar de agradecer a nossa ex-líder, Caroline Audibert , e à vice, Karina Quadros, que levaram o ramo cerca de um ano e seis meses. Emocionada, Carol agradeceu por todo o crescimento que teve durante este período em que percebeu a real importância da Jufem e toda a influência que Schoenstatt teve em sua vida. 

Carol e Karina ainda foram presenteadas com um caderno cheio de cartas de agradecimento.

Agora para que vocês conheçam quem são Suzana, Pauline, Jaqueline e Caroline Frank, elas nos contam um pouco mais sobre sua relação com a Jufem.

-Desde quando está na Jufem? Como foi sua trajetória no movimento?

Suzana: Estou na Jufem desde 2006. Pertenço ao Grupo Fonte Tabor, selei a AA  no dia 2 de novembro de 2008. Minha família pertence ao Movimento desde que eu nasci, a minha avó materna está no Ramo das Mães, meus pais no III curso da União de Famílias e meus irmãos também participam do Movimento. Desde cedo, estou no Movimento, comecei a ser Apóstola Luzente de Maria desde os meus 5, 6 anos de idade.

Pauline: Eu vim para Londrina fazer faculdade e estava à procura de algo para me engajar na Igreja. Recebi várias indicações do Movimento de Schoenstatt, foi quando conheci um amigo na faculdade que era do Jumas. Depois de uma experiência muito intensa nas Missões Familiares de Ibiporã, decidi-me pela busca da Aliança de Amor. Em março de 2010, entrei em um dos grupos da Jufem e comecei minha caminhada.

Jaqueline está se formando em administração é a nova
tesoureira da Jufem
Jaqueline: Tudo começou em 2008, quando participei de minha primeira Missão Universitária, no município de Primeiro de Maio. Em 2009, fui convidada a participar do acampamento da Jufem e lá conheci as integrantes do meu grupo. Logo depois, no final de 2009, comecei a participar das reuniões.

Caroline: Eu entrei na Jufem em março de 2010. Olhando fotos de amigas pela internet, conheci o movimento de Schoenstatt. Ainda não morava em Londrina, mas me chamava a atenção as imagens do Santuário. Coincidentemente, acabei vindo à cidade para fazer faculdade e um amigo era do Movimento e me convidou para participar. 

-Como recebeu a notícia de ser a nova líder?
Suzana: Fiquei muito feliz, apesar de não ser uma pessoa que expressa fácil os sentimentos, em ver que as meninas da Jufem confiam em mim para uma responsabilidade tão grande e importante que é ser dirigente de ramo. Sabia também que a Jufem estaria em ótimas mãos, pois as outras candidatas (Jaque e Pauline)  são muito competentes e queridas e fico contente em poder contar com elas e com toda a Jufem para essa nova jornada.

- Como recebeu a notícia de ser vice-líder?
Pauline: Fiquei muito feliz. Também é um voto de confiança que recebemos das meninas, mas espero ainda trabalhar muito pela Jufem.

- Como recebeu o fato de ser indicada e se tornar a tesoureira?
Jaqueline: Eu acho que é bem gratificante. Estou com pouco mais de um ano de Aliança e recebi a notícia com bastante entusiasmo. É legal ver que em pouco tempo de Aliança, já consegui realizar um trabalho bacana. O que mais me inspirou, na verdade, foi o Projeto Sabão.

- Como foi ser tornar a nova líder das apóstolas?
Caroline: Na verdade, foi com grande surpresa, mas fiquei muito feliz pelas meninas e a Ir. Lidiane terem confiado em mim. Também me alegrei porque o trabalho com as crianças é uma coisa que me motiva muito. 

-O que espera para essa próxima etapa?
Suzana: Espero que a Jufem continue participativa nos eventos do Movimento e da Igreja, espero que a unidade do Ramo possa se fortalecer ainda mais, que possamos ajudar a Igreja e a Jufem Internacional a preparar o Encontro Mundial da Jufem e a JMJ aqui no Brasil, que o canteiro de Lírios possa florescer ainda mais. Que a Jufem Londrina tenha a certeza de que ela depende e só existe, porque todas são essenciais e para isso espero contar com cada uma e também com a nossa assessora Ir. Lidiane durante toda essa próxima etapa.

Pauline é jornalista e assume a vice-liderança do ramo
Pauline: Acredito que será um período de dedicação, pois a juventude estará em destaque na Igreja Católica. A Jufem possui um material humano qualificado, tanto em espiritualidade e formação, que precisa mostrar sua força com a chegada da próxima Jornada Mundial da Juventude. Além disso, penso que a unidade da Jufem precisa ser cada vez mais fortificada, pois o trabalho só terá frutos se brotar de uma vontade mútua.

Jaqueline: Primeiramente dinheiro. (Rs). Eu quero dar uma situação financeira legal para o ramo, fazer as meninas trabalharem bastante na arrecadação. Não apenas falar que vamos fazer, mas agir realmente para termos condições de fazer encontros, pagar viagens. Juventude é fogo, por isso precisamos nos mexer.

Caroline: Espero que os grupos que se formaram este ano se fortaleçam; que em 2012, recebamos mais apóstolas. Que sempre consigamos motivar as meninas para que elas não se percam, mas que continuem inspiradas pelo amor a Mãe de Deus, rumo a Jufem.
Caroline e suas apóstolas na Páscoa
quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DNJ reflete sobre o papel da mulher na sociedade


Aconteceu o Dia Nacional da Juventude (DNJ), com o tema “Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema "Jovens mulheres tecendo relações de vida" buscando inspiração no encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (Jo. 4, 1-42).

Durante todo o domingo, 16 de outubro, a juventude de nossa Arquidiocese de Londrina, reunida na paróquia Rainha dos Apóstolos, participou das comemorações do DNJ, um evento com muitos anos de história, sempre marcada pela promoção da reflexão de temas globais a dos direitos juvenis. Nos últimos anos, os temas do DNJ voltaram-se a nossa realidade brasileira, cuidando da preservação da vida juvenil, da luta contra o extermínio de jovens e na proteção de nossos recursos naturais.

Neste ano, com o tema “Juventude e Protagonismo Feminino”, mais uma vez, nossa realidade é escolhida como foco de estudo, trabalho e celebração, dedicado de modo especial a mulher, a menina, a moça, que sempre está presente nas atividades cotidianas de nossa Igreja Católica. Este tema sem dúvida nos atinge de maneira ainda mais especial, por sermos a Juventude Feminina de Schoenstatt – JUFEM!!!

As atividades do DNJ foram celebrativas, sempre buscando valorizar a presença feminina em cada paróquia e em cada grupo, seja pastoral ou movimentos. Destacarei dois momentos marcantes, não só a mim, mas a toda a juventude ali reunida.

O primeiro momento foi a entronização da Mãe de Deus, durante a manhã na celebração da missa, conduzida pelo assessor do Setor Juventude, Padre Ademar. Acontece que durante toda a missa, uma mendiga caminhava entre nós, com cobertores e um saco daqueles que se coloca farinha, isso de certa maneira incomodou a muitos jovens, porém outros a acolheram e buscaram acomodá-la confortavelmente. Eis então, que na Ação de Graças a comentarista nos convida a receber a Mãe de Deus e enfatiza que Ela esteve presente entre nós durante toda a celebração. Iniciou-se o canto mariano, aquele dedicado a Nossa Senhora Aparecida, pois a pouco se havia comemorado seu dia – 12/10 – e surge entre nós aquela mendiga e que com a ajuda de alguns jovens retira de seu velho saco de estopa a imagem de nossa querida Mãe Aparecida, emocionando a todos os presentes, inclusive a equipe que auxiliava a organização do DNJ.

Eu mesmo sabia que a mendiga em questão era a Adriana da PJ de Cambé, cidade vizinha a Londrina, mas pensar quantas vezes, ainda mais pra mim, schoenstattiana e Jufem que sou, as vésperas do dia da Aliança, quantas vezes não vemos a MTA presente em nossa própria mãe, em nossa irmã, em nosso ambiente de trabalho ou estudos. Convido a todos que lerem este pequeno post, a refletir, a luz do tema do DNJ, estou buscando ver a presença da Mãe Três Vezes Admirável em minha vida? Nas pessoas ao meu redor? Nas atitudes que venho tomado?

O segundo momento, a ciranda da vida, este momento destinou-se ao encerramento de nosso DNJ, todos nós fomos convidados a nos unir em circulo, braços e pés entrelaçados, e juntos cantamos “Vamos gritar, girar o mundo, chega de violência e extermínio de jovens!” e a medida que a melodia, já conhecida por muitos, tornava-se conhecida por todos, a intensidade e o volume de nosso canto se intensificava, cantamos unidos em uma só voz.

Ainda me emociono a lembrar destes momentos, ordinariamente extraordinários!

Barbara Daniella Garcia






segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Schoenstatt faz aniversário!

Nesta terça-feira (18), o movimento de Schoenstatt completa 97 anos de fundação. A romaria deste dia 18 de outubro é de responsabilidade da Juventude Apostólica e a presença das integrantes da Jufem é fundamental. Vamos visitar a Mãe de Deus nesse dia de festa e depois nos reuniremos com Ela no Santuário, em nosso tradicional momento de espiritualidade. O grupo Ita Pater ficou a Mãe Peregrina no último mês e fará o envio de Maria às casas de outras meninas. 

Em setembro estivemos reunidas, no dia da Aliança, a Mãe de Deus nos aguarda mais uma vez 
sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Novidades no Projeto Sabão



Outubro, mês das crianças, teve muitas novidades do Projeto Sabão...
Um espaço recém gramado que o Seu Franciso e a Dona Iraci ganharam, onde 
as crianças puderam se divertir pra caramba...
Durante a tarde teve uma apresentação para as crianças, em que Paloma Natácia (Círculo da Aliança) foi a coreógrafa...
Houve tambem sorteio de vários brinquedos, entre eles 4 bicicletas.
 
Ainda no mesmo dia, na missa das 18h00 no Santuário, foi divulgado nosso novo projeto, o Cyber Sabão, onde será construído um laboratório de Informática para as crianças, adolescente e jovens do Projeto Sabão, com intuito de levar a tecnologia e inclusão social.
Após a missa, teve um coquetel de abertura com a presença de várias pessoas que fizeram contato para a doação de computadores, inclusive a presença de Seu Francisco e da Dona Iraci, grandes responsáveis do Projeto Sabão, que dedicam sua aposentadoria em ajudar as famílias cadastradas no projeto.
 
A inauguração será no dia 17/12/2011.
Em breve mais notícias do Projeto Cyber Sabão.




Jaqueline Santos


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Festa da Aliança


DOMINGO será a FESTA DA ALIANÇA, uma festa realizada para
comemorar o aniversário da primeira Aliança que aconteceu em
Schoenstatt, a aliança da qual fazemos parte!! É um dos dias maisimportantes do ano, se não o mais importante!! Contamos com a presença de todos.

Festa da Aliança
Local: Santuário de Schoenstatt de Londrina
Horário: das 9h às 17h

terça-feira, 27 de setembro de 2011

I Congresso de Comunicadores de Schoenstatt


Nos dias 17 e 18 de setembro, a cidade de Londrina contribuiu em mais um passo na construção de uma Cultura de Aliança, servindo como palco para o I Congresso de Comunicadores de Schoenstatt (CCS).

O Congresso nasce a partir de um desejo de buscar a todo momento servir a Igreja, tendo sempre claro o caminho da santidade em tempos atuais, e a cada dia se aprofundar mais e mais na vivência da Aliança de Amor.

Além dos Assessores Pe Afonso (JUMAS) e da Ir M. Nilza (Assessora de Imprensa do Instituto das Irmãs de Maria) contava-se 13 participantes, dos quais representavam as cidades de Londrina (PR), Cornélio Procópio (PR), Ibiporã (PR), Guarapuava (PR) e São Bernardo do Campo (SP). Todos ali se reuniram com o intuito de procurar um aproveitamento maior do que já fazem, a favor da Igreja e de Schoenstatt. Entre eles podemos destacar a iniciativa de Rodrigo Ishiy, Victor Niczay, Danila Ribeiro, André Peres e Andréa Felgueiras na criação de “La Santidad”, empresa de publicidade que busca transformar as boas ideias em santidade a Inspiração divina.

Foram estudados também alguns documentos da Igreja direcionados a área de Comunicação: A Comunicação na Vida e Missão da Igreja no Brasil (estudo da CNBB), Aetatis Novae (Instrução Pastoral do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais), Inter Mirifica (decreto do Concílio Vaticano II) e a Communio et Progressio (Comissão Pontifícia dos Meios de Comunicação Social), e através de uma reflexão, extraíram alguns pontos que auxiliarão nos trabalhos futuros, evidenciar dificuldades e oportunidades para a Comunicação Schoenstattiana.

Para todos os participantes a duração do Congresso foi curta, porém serviu para motivar ainda mais os trabalhos. A cada momento pode-se ter a consciência de que as ferramentas que temos a nossa disposição são muito importantes, basta apenas utilizá-las, além de um processo dinâmico e contínuo que é se manter atualizado!

Resumindo: realmente tornar isso uma questão cultural. Schoenstatt tem muito mais a oferecer, sabemos disso! O CCS, sendo pioneiro, quer apenas fomentar uma atitude, uma postura diferente da que estamos acostumados a ver na sociedade e dentro do Movimento mesmo. Nossa pátria pode ser muito melhor, basta que lutemos por isso.

Os passos já foram dados. Aproximadamente um mês atrás, agosto de 2011, foi realizado o I Encontro de Empreendedorismo Schoenstattiano, seguindo a mesma linha do Congresso de Comunicação. Com isso podemos perceber claramente que estamos passando por uma transformação de pensamentos e idéias, onde o maior beneficiado será nosso Brasil.

Os próximos passos do Congresso de Comunicação já foram traçados. Em breve começarão a aparecer os frutos deste pequeno Encontro, que apesar do tempo reduzido, foi de uma incrível fecundidade. Vivências que contaram com apoio e ajuda de muitas pessoas, de modo especial agradecemos ao projeto “aliança.com maria”, ao Beto Nassif, de Londrina, e ao casal Pedro e Flávia Urnau, de Ibiporã, que contribuíram financeiramente para a realização do CCS.


Gerson Silva Figueiredo e Gabriel Felipe Oberle




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Era o Pai!!!


Na quinta-feira, dia 22, a Família de Schoenstatt de Londrina se reuniu para receber o “Olho do Pai”. Todos acolheram com carinho o símbolo que representa nosso Fundador, na expectativa de poder falar-lhe um pouco. Durante a vivência cada ramo pode expressar sua gratidão por todas as correntes de vida que estavam vivenciando, alguns tiveram a chance de presentear e oferecer conquistas para essa visita.

Algumas pessoas foram convidadas para dar seu testemunho de vinculação ao Pai, e em cada shoenstattiano uma história pessoal de filialidade surgiu. E um testemunho muito marcante foi dos primeiros casais da Obra das Famílias de Londrina, que contaram do primeiro contato que tiveram com o símbolo, em 1968/69. Eles haviam rezado muito para que o Fundador fosse liberado do exílio, e com isso esperavam ansiosos por sua visita, que não foi possível, já que ele faleceu em 1968. Assim cada um daqueles casais concluiu: “não é apenas o símbolo que vem nos visitar, é o Pai!!!”. Se alguém não estava realmente convencido disso, certamente que parou para pensar depois do testemunho.

E pra fechar a noite cada um pode se aproximar e ter um momento com o Pai, e o rosto de seus filhos mostrava a alegria pela esperada visita.

Karen Bueno








terça-feira, 20 de setembro de 2011

Chegada da Cruz da JMJ


 

Dia 18 de setembro de 2011 fizemos história! A reunião de mais de 100 mil pessoas foi incrível! Chegamos no Campo de Marte em São Paulo por volta das 9h e permanecemos juntos com aproximadamente umas 50 pessoas do movimento de Schoenstatt. 


Sob o Sol e calor escaldante ficamos em pé aguardando a chegada da Cruz e do símbolo de Maria vindo diretamente de Madrid. Por volta das 16h30, o tão esperado momento chegou e pude ver o símbolo de Maria lindíssimo na minha frente. Segurei as lágrimas, pois senão não conseguiria mais parar de chorar. 


Foi aí então que chegou a Cruz logo atrás e olhei ao redor e vi muita gente se emocionar!!! Além de ver a Cruz e o símbolo de Maria de pertinho , o que vou levar para minha vida também é uma frase do Papa João Paulo II sobre ser "santo de calça jeans e tênis". 


Bruna Resende - Círculo da Aliança




terça-feira, 13 de setembro de 2011

Schoenstatt pensando políticas públicas

O mês de agosto foi muito importante para a juventude. Além da JMJ, o país estava se movimentando nas Conferências Municipais da Juventude. Aqui em Londrina, Schoenstatt esteve presente na plenário do Centro e da região oeste e ainda elegeu dois delegados: Carol Audibert e Otávio Cezarini Ávila.
Na plenária foram feitos grupos para propor ideias, que pudessem compor as políticas públicas para a juventude tanto local quanto em âmbito nacional. Já na conferências, os delegados aprovaram ou não as propostas que serão levadas para a Conferência Regional, em Maringá, entre os dias 14 e 16 de outubro.


Vai aqui um pouco de como foi essa experiência, contada pelos dois representantes do movimento.


Como surgiu a ideia de inserir Schoenstatt na conferência?


Otávio: Surgiu de um contato feito junto a outros integrantes da juventude católico advindos da Pastoral da Juventude e da Pastoral Juvenil Marista. E porque não Schoenstatt se inserir nisso? Inserimos!


Qual a importância de Schoenstatt se envolver em políticas públicas para a juventude?


Carol: Os nossos direitos são garantidos pelas políticas! Se envolver em sua contrução possibilita que tenhamos nossas crenças e valores respeitados. Além disso, estar presente nos momentos em que a Juventude se reúne mostra que nós, católicos, também nos importamos com o futuro de nosso país e nossos jovens, lutamos por um objetivo comum! Que a juventude tenha segurança, educação, saúde, não apenas sobreviva, mas viva, de forma integral. De forma prática, só alcançaremos uma sociedade melhor, a "nova 
comunidade" quando estivermos inseridos nessa sociedade de maneira social e política.

Otávio: É de extrema importância! As conferências direcionam as políticas públicas do país referentes a variadas temáticas (juventude, no caso). Falamos tanto em Cultura de Aliança, mas muitas vezes não nos damos conta que para transformar uma cultura em um país com dimensões continentais como o nosso, precisamos minimamente entender o funcionamento do Estado e as "brechas" que ele nos dá para que possamos participar em seu processo de construção de democracia.


Como você avalia nossa primeira participação na conferência?
 
Carol: Acredito que tenha sido muito positiva! Devido à uma inquietação do Otávio conseguimos colocar mais uma proposta para ser levada à Conferência estadual, que diz respeito à espiritualidade e formação integral do Jovem. Observei que outros movimentos religiosos são muito mais presentes que nós e percebi a necessidade de nos engajarmos cada vez mais nessas ações.

Otávio: Foi boa. A igreja foi muito bem. Se não me engano, 1/3 das instituições era da Igreja Católica. Schoenstatt levou apenas dois membros, mas ninguém levou muito mais que isso também. Valeu a participação e tá jogada a semente!

Como você se sentiu representando a Jufem?

Carol: Bem, mas com um pouco de medo! Fiquei feliz da Jufem estar lá, presente, mas ainda preciso me informar mais sobre os assuntos discutidos para ter maior propriedade ao participar de eventos assim, já que não é parte dos nossos hábitos. Acho que isso vale a todas que se interessam pelo assunto e compreendem sua irmportância!

Como você acha que Schoenstatt pode contribuir?

Otávio: Espírito de família, amor ao próximo, fé como cultura e necessidade do jovem, mas acima de tudo, vejo que o trabalho com as vinculações de Schoenstatt é fundamental. Não só para esse momento, mas como a grande contribuição que Schoenstatt pode dar à realidade de hoje, cujo momento é marcado por uma onda pós-moderna onde tudo é muito fugaz. Não que isso seja de todo mal, mas tende a nos individualizar e a tornar nossa vida um grande ato de consumo. Schoenstatt somará positivamente, com certeza!

O que espera da conferência regional?

Otávio: Novidades, surpresas e esperança de contribuir efetivamente com algo. Schoenstatt não participará como instituição, mas sua espiritualidade estará presente por meio do Setor Juventude e da Pastoral Universitária. Acho que a MTA se fará presente de algum modo no meio do turbilhão de realidades juvenis.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Rainha Lirial, reina, vence, triunfa!!!



Depois de um dia e meio de Jornada, voltamos com renovado ardor para nossas cidades. Descobrimos novidades que mexerão com os próximos anos. Se prepare Jufem, muita coisa está por vir. Foi com grande alegria que as 200 meninas que estavam na Jornada RTA aplaudiram, gritaram, fizeram festa diante do anúncio do próximo encontro internacional da Jufem, que será em Atibaia, junto com a Jornada Mundial da Juventude-Rio 2013, sendo que nesse encontro serão definidos vários pontos importantes para a Jufem mundial, rumo a 2014. É isso mesmo, nosso país marcará a história da Juventude Feminina de Schoenstatt! Mas para que isso aconteça, para que possamos construir a história, teremos que estar prontas a assumir a missão diariamente.
Nossa Jornada começou no sábado de manhã, onde tivemos a chance de participar da missa solene de vestição de quatro irmãs de Maria. Mais tarde pudemos vivenciar um pouco do que as nossas representantes sentiram em Madri e na Alemanha. Fomos presenteadas com as “catequeses”, inspiradas nas catequeses da JMJ, que eram temas específicos divididos por salas, onde pudemos escolher dois de quatro temas: “Fui em busca do Fundador e encontrei um Pai”, “Totus Tuus!”, “Depende de nós” e “Não tenhais medo! Ide ao encontro de Cristo”. E pra fechar a noite a vivência de coroação da Rainha da Juventude Brasileira, com direito a fogos e muita emoção. Nessa vivência pudemos ter um contato filial com nosso Fundador, também pudemos entregar uma coroa pessoal pra Mãe de Deus, sendo que ela nos conduziu até Cristo, que nos esperava exposto no altar.
O domingo foi o dia dos trabalhos em grupo para definirmos propostas para os próximos anos, afinal 2014 está logo ali, e “queremos presentear a Mãe de Deus, no Santuário Original no centenário da Aliança de Amor nós mesmas! Isto é: a Juventude Feminina de Schoenstatt. Reconhecemos que para isso precisamos resgatar a idéia original da Juventude Feminina que nosso Pai e Fundador tinha em seu coração”. Assim, respondemos a duas perguntas: 1) O que é vital em nossa Juventude Feminina como resposta para a Igreja e o mundo hoje? 2) Qual símbolo material podemos entregar para Mãe de Deus, como jufem internacional, em 2014?
Bom, o encontro terminou, mas a partir dele nos encontraremos todos os dias espiritualmente. Isso porque, para conquistarmos o símbolo que peregrinará pelo nosso regional, foi definido um pontinho em comum: todos os dias, as 20:14 da noite (certamente que não precisa de maiores explicações), rezaremos juntas: “Rainha Lirial, reina, vence e triunfa!”
E que venham os próximos anos...

Karen Bueno
quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Final de semana cheio

Voltando do Missão Saúde, jovens agradecem a Mãe de Deus no Santuário
Este sábado (27) e domingo (28) foram cheios para a Juventude Feminina de Londrina! Além de uma vivência de preparação para a chegada do Símbolo do Pai, um novo projeto social foi inaugurado. Ambos os eventos foram marcados pela integração entre Jufem e Jumas de Londrina e Ibiporã.

No sábado à noite, cerca de 60 jovens se reuniram para refletir um pouco sobre o significado da chegada do Olho do Pai em setembro. Este ano, internacionalmente o Movimento de Schoenstatt vive a corrente do Pai, tentando se vincular profundamente ao Pai Fundador já em preparação ao centenário de fundação em 2014.

Em um momento de profunda espiritualidade, foi possível vivenciar o que significa a paternidade, tanto de nossos pais terrenos, quanto de Deus e de Padre Kentenich. Vale lembrar que a preparação não acabou no sábado, mas continua através do Capital de Graças conjunto de rezar a oração de santificação do Pai Fundador.

Na manhã de domingo, cerca de 20 jovens ainda tiveram fôlego para fazer uma panfletagem de divulgação do novo projeto social:  o Missão Saúde. A iniciativa em rede reúne as juventudes de Ibiporã e Londrina em torno de dois objetivos principais: levar a Cultura da Aliança, além dos muros do Santuário e promover o bem estar espiritual e físico de uma comunidade.

O projeto será instalado no Jardim Franciscato, zona sul de Londrina. Os universitários schoenstatteanos farão um trabalho de oficinas durante seis meses, com pontos ligados à saúde. A parte educativa começa no dia 3 de setembro, com dicas de boa alimentação e atividade física.

Valeu pelo final de semana. Ah! E ainda tivemos mais uma coisa: a Conferência Municipal de Juventude que contou com dois participantes do movimento na criação de políticas públicas.
Saiba mais ainda nesta semana em nosso blog.

Na vivência do Símbolo do Pai, momento de vinculação e espiritualidade
Parte dos jovens participou de uma caminhada na divulgação do projeto Missão Saúde, mostrando o rosto de Schoenstatt à comunidade da Paróquia São Lourenço

Nas casas para chamar a população e divulgar o Missão Saúde




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Na Arquidiocese de Londrina a JMJ também acontece…


A Jufem acompanhou o anúncio do Papa Bento XVI de que o Rio de Janeiro seria a próxima sede da JMJ, em uma transmissão ao vivo
O Setor Juventude da Arquidiocese de Londrina promoveu na madrugada do dia 20 para 21 de agosto a “Noche de La Juventud”. Pensada a fim de modificar a cara dos eventos dos jovens da Arquidiocese, os jovens montaram uma programação variada que percorreu o início da noite e foi até as 6h da manhã quando todos assistiram ao vivo a proclamação de Bento XVI acerca da JMJ 2013, que será realizada no Rio de Janeiro.
O Movimento de Schoenstatt esteve estreitamente vinculado a esta organização. Foi um evento grande, que ganhou espaço na mídia, presença do Arcebispo D. Orlando Brandes e de aproximados 400 jovens. Contribuindo na organização do evento, Schoenstatt também trouxe um belíssimo espírito com o “Momento Mariano”, que encaminhou a uma das adorações.
Além de Schoenstatt, outros grupos tiveram momentos importantes como a Pastoral da Juventude, Pastoral Juvenil Marista, Juventude Missionária, Franciscanos e o próprio grupo JEANS, de Jaguapitã/PR, cidade da última da missão universitária. Junto a estes momentos, pudemos também conferir fotos enviadas dos nossos schoenstatteanos que foram à Madri e seus depoimentos.
Na Arquidiocese de Londrina, onde se encontram as juventudes desta cidade mais Ibiporã, Schoenstatt tem se colocado unido aos outros carismas mostrando de fato que “embora sejamos muitos, somos um só corpo”. Um corpo de Cristo que une, que alegra e nos conforta. 
Otávio C. Ávila – Setor Juventude / Jumas Ibiporã
As Irmãs de Maria também marcaram presença na Noche

A Juventude de Schoenstatt comandou um momento mariano

A missa de encerramento foi celebrada por Dom Orlando Brandes

Algumas integrantes da Jufem que participaram do evento

Momento de adoração ao Cristo

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Apóstolas também comemoraram aniversário de fundação


No dia 06 de agosto, as Apóstolas Luzentes de Maria – ALM – comemoraram seu 84º aniversário de fundação.

E aqui em Londrina, nós dirigentes das ALM's preparamos uma grande festa, com bexigas e enfeites para lembrarmos as nossas meninas desta data tão especial. E aproveitamos a ocasião para darmos início ao segundo semestre de atividades e reuniões.

Tivemos um momento de animação e depois uma visita ao Santuário da Esmagadora da Serpente, onde nos consagramos, consagrando juntamente as Apóstolas Luzentes do mundo todo, a alegria transpareceu em todos estes momentos.

Com as palavras de nossa assessora, Ir. M. Lidiane “por uma menina já vale...”, seguimos, nós dirigentes, firmes na missão de ajudar que essas pequenas luzes de Maria irradiem o MUNDO, como desejou nosso Pai e Fundador.

Barbara Garcia
Dirigente de Apóstolas Luzentes de Maria







O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores