terça-feira, 8 de março de 2011

Como defender o planeta que geme de dor?

Com a chegada da quaresma, a Igreja se prepara para um período de reflexão. Desde 1964, um tema específico é colocado na pauta dos católicos na preparação para a ressurreição de Cristo, na Páscoa. Em 2011, na 47ª Campanha da Fraternidade (CF-2011), o assunto é meio ambiente: "Fraternidade e a Vida no Planeta", com o lema "A criação geme em dores no parto" (Rm 8,22).


Em Londrina, na sexta-feira (4), o arcebispo dom Orlando Brandes fez uma coletiva de imprensa e apresentou os objetivos da campanha e a importância de discutir o tema, diante das mudanças climáticas que o mundo vem sofrendo.  "Vemos sinais fortes de que o verão já não é mais o mesmo no Brasil. Vivemos uma situação anormal, muitas chuvas, enchentes, calor e até tornados já tivemos", lembrou.
Ele conclamou os católicos a assumirem parcela de culpa na destruição da fauna e da flora. Além disso, pediu coragem na mudança de hábitos para a regeneração tanto do mundo quanto do próprio ser humano. Atitudes simples como o descarte correto de resíduos resolveria grandes problemas, como a proliferação da dengue que acontece em nossa cidade.
Nesta quarta-feira (9) de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) lança oficialmente a Campanha da Fraternidade em Brasília, com a presença do secretário nacional da entidade, dom Dimas Lara Barbosa.
Segundo o site da CNBB, no evento será apresentado o texto-base da CF-2011 que tem 124 páginas e é dividido em quatro partes. 
Leiam um resumo do que contém o documento que norteia as discussões sobre o meio ambiente neste ano.
Na primeira parte, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento. A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.
A segunda parte do texto-base busca na bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.
Para o secretário geral da CNBB, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica dom Dimas. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”, acrescenta.
O secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, diz que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à sua missão de defender a vida. “A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”, disse o secretário.
Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.
Por: Pauline Almeida
Com informações do site da CNBB e de Juliana Leite, jornalista de odiario.com.




 O que nós vamos fazer pelo planeta que geme de dor? Contem nos comentários como assumir a condição de católico que luta pelo bem e pela defesa do meio ambiente.
Vejam o vídeo com o hino da CF-2011. O ritmo não é dos mais animados, mas a letra desperta a reflexão.






0 comentários:

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores