terça-feira, 27 de setembro de 2011

I Congresso de Comunicadores de Schoenstatt


Nos dias 17 e 18 de setembro, a cidade de Londrina contribuiu em mais um passo na construção de uma Cultura de Aliança, servindo como palco para o I Congresso de Comunicadores de Schoenstatt (CCS).

O Congresso nasce a partir de um desejo de buscar a todo momento servir a Igreja, tendo sempre claro o caminho da santidade em tempos atuais, e a cada dia se aprofundar mais e mais na vivência da Aliança de Amor.

Além dos Assessores Pe Afonso (JUMAS) e da Ir M. Nilza (Assessora de Imprensa do Instituto das Irmãs de Maria) contava-se 13 participantes, dos quais representavam as cidades de Londrina (PR), Cornélio Procópio (PR), Ibiporã (PR), Guarapuava (PR) e São Bernardo do Campo (SP). Todos ali se reuniram com o intuito de procurar um aproveitamento maior do que já fazem, a favor da Igreja e de Schoenstatt. Entre eles podemos destacar a iniciativa de Rodrigo Ishiy, Victor Niczay, Danila Ribeiro, André Peres e Andréa Felgueiras na criação de “La Santidad”, empresa de publicidade que busca transformar as boas ideias em santidade a Inspiração divina.

Foram estudados também alguns documentos da Igreja direcionados a área de Comunicação: A Comunicação na Vida e Missão da Igreja no Brasil (estudo da CNBB), Aetatis Novae (Instrução Pastoral do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais), Inter Mirifica (decreto do Concílio Vaticano II) e a Communio et Progressio (Comissão Pontifícia dos Meios de Comunicação Social), e através de uma reflexão, extraíram alguns pontos que auxiliarão nos trabalhos futuros, evidenciar dificuldades e oportunidades para a Comunicação Schoenstattiana.

Para todos os participantes a duração do Congresso foi curta, porém serviu para motivar ainda mais os trabalhos. A cada momento pode-se ter a consciência de que as ferramentas que temos a nossa disposição são muito importantes, basta apenas utilizá-las, além de um processo dinâmico e contínuo que é se manter atualizado!

Resumindo: realmente tornar isso uma questão cultural. Schoenstatt tem muito mais a oferecer, sabemos disso! O CCS, sendo pioneiro, quer apenas fomentar uma atitude, uma postura diferente da que estamos acostumados a ver na sociedade e dentro do Movimento mesmo. Nossa pátria pode ser muito melhor, basta que lutemos por isso.

Os passos já foram dados. Aproximadamente um mês atrás, agosto de 2011, foi realizado o I Encontro de Empreendedorismo Schoenstattiano, seguindo a mesma linha do Congresso de Comunicação. Com isso podemos perceber claramente que estamos passando por uma transformação de pensamentos e idéias, onde o maior beneficiado será nosso Brasil.

Os próximos passos do Congresso de Comunicação já foram traçados. Em breve começarão a aparecer os frutos deste pequeno Encontro, que apesar do tempo reduzido, foi de uma incrível fecundidade. Vivências que contaram com apoio e ajuda de muitas pessoas, de modo especial agradecemos ao projeto “aliança.com maria”, ao Beto Nassif, de Londrina, e ao casal Pedro e Flávia Urnau, de Ibiporã, que contribuíram financeiramente para a realização do CCS.


Gerson Silva Figueiredo e Gabriel Felipe Oberle




0 comentários:

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores