terça-feira, 14 de dezembro de 2010

I Encontro Nacional de Movimentos

Os representantes de Schoenstatt

Olá JUFEM,

No início deste mês se concretizou mais uma resposta às atuais preocupações da Igreja com a juventude. Entre os dias 03 e 05 de dezembro, foi realizado o 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), reunindo cerca de 300 jovens representantes de movimentos, pastorais e novas comunidades.

Os objetivos eram claros: buscar uma UNIDADE nacional de evangelização do jovem e de comunicação entre os diversos carismas para alcançar esse objetivo comum. Além de divulgar a importância e a proximidade das Jornadas Mundiais da Juventude de 2011, em Madri, e 2013, no BRASIL.

O tema do Encontro traduz um pouco do que foi vivido nestes dias: “Jovens discípulos vidas unidas em missão”.

O evento contou com palestras de Dom Eduardo, bispo Referencial da Juventude Nacional da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e de Dom Altieri, bispo Referencial da Juventude para o Regional Sul. O encontro - promovido pelo Setor Juventude da CNBB – trouxe estudos do Doc. 85 “Evangelização da Juventude” e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, “que apontam caminhos seguros para a formação de jovens discípulos e missionários, como nos pede o Doc. de Aparecida” (Pe. Carlos Sávio, assessor nacional do Setor Juventude)

Também contou com trabalhos em grupos, testemunhos de vida e evangelização do jovem dentro de seus movimentos e carismas, missas, vigília de adoração, show do Rosa de Saron e vídeo conferência com a organização de Madri do Jornada Mundial da Juventude. O clima de COMUNHÃO e PARTILHA era geral.

O show foi transmitido pela twitcam e se tornou o toptwit-Brasil.

O novo site da juventude católica brasileira, divulgado no Encontro, também responde, de forma bastante atual e modernizada, à necessidade de comunicação entre os movimentos, pastorais e novas comunidades em busca desta UNIDADE NA MISSÃO.

O Encontro marca a história da Igreja brasileira em suas iniciativas pela juventude, e mostra as movimentações em torno da evangelização juvenil, como a necessidade de participação ativa dentro do Setor Juventude. Este deve ser um “espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, n. 193)” Fonte: www.jovensconectados.org.br, 2010.

Perspectivas e diretrizes estabelecidas a partir do Encontro:
  • Que a partilha da diversidade enriqueça os carismas e a Unidade da Igreja.
  • Que os movimentos, pastorais e novas comunidades se adequem às diretrizes da Igreja sobre evangelização juvenil, para que não haja lacunas na formação e ação apostólica do jovem.
  • Que a comunicação seja realmente efetiva através do site www.jovensconectados.org.br.
  • Que a atuação dos diversos carismas seja ativa no Setor Juventude, tornando-se real inclusive nos locais em que a iniciativa de unidade ainda não exista.

Quanto a Schoenstatt, estávamos em dez representantes, e nos alegramos com os rumos e perspectivas da Igreja para a juventude. Estavam conosco Ir. Franciane, assessora do Regional Sudeste da Jufem, e Pe. Alexandre Awi, diretor Nacional do Movimento.

Acredito que Schoenstatt não terá dificuldades em se adaptar aos documentos, uma vez que prioriza a formação integral do jovem. Mas se mantém para o nosso movimento um grande desafio: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DENTRO DA IGREJA, das atividades paroquiais e das atividades do Setor Juventude.

Já uma preocupação geral da Família Schoenstattiana, incentivada pelo amor de Pe. Kentenich a Igreja, é a de que precisamos concretizar nossos serviços em busca desta Unidade, para “mostrar a cara” de Schoenstatt. E junto à diversidade de carismas, conquistar o jovem que tem sede de espiritualidade e, muitas vezes, apenas não sabe onde encontrá-la.

Que a Mãe de Deus abençoe esta caminhada, a missão da Juventude Brasileira Cristã e, especialmente, também a nossa participação neste objetivo comum.

Deixo o convite para participarem das Jornadas Mundiais de 2011 e 2013 e a entrarem no site www.jovensconectados.org.br.

Abraço a todas,

Esther Audibert.
Jovens se reúnem para encontrar a Unidade

0 comentários:

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores