sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sagrado Coração de Jesus é comemorado com missas e festa na Catedral

Nesta sexta-feira (1º) é feriado municipal em Londrina em comemoração ao padroeiro do município, o Sagrado Coração de Jesus. Para celebrar a data, a Catedral, que também leva o nome do padroeiro, programou várias missas festivas, além da tradicional feira gastronômica.

Em 11 de março de 1934, Dom Geraldo Fernandes veio a Londrina, recém-fundada, para criar a primeira paróquia da cidade, hoje a Catedral, e a dedicou ao Sagrado Coração de Jesus, que se tornou o padroeiro. Em 1957, Dom Geraldo Fernandes e a prefeitura decidiram que a padroeira seria Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro.

Somente em 2002, o Sagrado Coração de Jesus voltou ao título de padroeiro e se tornou um feriado municipal, por meio de uma lei da Câmara Municipal de Londrina. A data não tem dia definido e depende de quando é comemorado a festa de Corpus Christi, celebrado no último dia 23.

O pároco da Catedral, monsenhor Bernard Gafá, explica que a festa mostra o amor de Jesus por seus devotos. "Coração significa amor, compaixão. Nós não celebramos uma parte do corpo, mas o amor de Jesus por nós. Na Bíblia, Deus ama a todos, enviando Jesus, seu filho único, por nós. Cristo disse: vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos que eu vos aliviarei. Quem está cansado, decepcionado pode procurar o consolo em Jesus, a nossa razão de ser", informou.

Para celebrar a data, haverá uma intensa programação nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2). As missas do Sagrado Coração de Jesus acontecem apenas na Catedral em vários horários do dia. Para receber os fiéis também haverá várias barracas que ficam tradicionalmente na Praça da Bandeira mas serão transferidas para o estacionamento da Catedral por causa do mau tempo.

"O tempo está com previsão de chuva. Nós colocaremos as barracas no estacionamento que vai funcionar em um lugar aconchegante, protegido, um pouco apertado, mas não tem como realizar a céu aberto. As barracas vão funcionar toda a sexta-feira e sábado", afirmou.

Aos católicos da arquidiocese, monsenhor manda um convite para a festa: "Como Jesus é o centro da vida, o centro da história nessa forma especial, somos convidados a rezar pelo amor que Ele teve por todos nós, como Ele nos ensinou".

Programação
Dia 1º de julho
07h30 – Missa com diáconos e ministros da Eucaristia
09h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
10h30 – Missa com todos os mais de 150 padres da Arquidiocese
15h00 – Missa com o Apostolado da Oração
19h00 – Missa seguida de procissão luminosa pelas ruas no entorno da Catedral. Pede-se que os participantes levem velas
Dia 2 de julho
07h00 – Missa
15h00 – Missa com catequistas, catequizandos, infância missionária, coroinhas, escolas católicas e Grupos Bíblicos de Reflexão
19h00 – Missa com equipes de pastorais e movimentos das paróquias

Texto publicado por Pauline Almeida em odiario.com.

0 comentários:

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores