quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude




Dom Orlando dando uma mensagem aos jovens
Créditos das fotos: Fran Camilo
 Olá! No domingo, a Jufem esteve presente do Dia Nacional da Juventude. Eu, que participei da organização do evento, fiquei muito feliz ao vê-las com tantos outros movimentos. E não ficamos paradas nenhum momento: arrumamos a barraca do Schoenstatt, limpamos o ambiente, participamos das apresentações (que ficou muitoooo linda), ajudamos no lanchonete e por fim a desmontar toda a estrutura para irmos embora depois desse dia tão cheio.

Abaixo vai um texto da Fran, coordenadora da PJ e do Dia Nacional da Juventude, sobre como foi o evento. Também vai um link da reportagem que a TV Coroados fez e que nós aparecemos (http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/10/jovens-se-unem-em-dia-nacional-dedicado-a-eles-para-tentar-mudar-as-estatisticas/#comentarios)!

Deixem seus comentários de como foi o DNJ tanto no site da Coroados quanto aqui no nosso blog!

Agradeço a todas que participaram, seja na ação ou na oração!

Pauline

Diversidade juvenil, reza, festa e muita luta!

Aos poucos a juventude ia chegando, naquele domingo ensolarado e quente. Traziam suas bandeiras, suas cores, danças e vestiam suas camisas... Não demorou para a agitação começar! Muita música, sorrisos, abraços e brincadeiras. O ginásio começou a esquentar, sentíamos a vibração naqueles passos sincronizados e a alegria contagiante.

Assim começou o Dia Nacional da Juventude de Londrina que este ano celebrou 25 anos de história, juntamente com toda a juventude brasileira. Com o tema “Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência” cerca de 1000 jovens se reuniram no ginásio da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina – EPESMEL, para também fazer parte desta história.

Organizado pela Pastoral da Juventude e Setor Juventude de Londrina a preparação começou cedo, em julho já eram feitas as primeiras reuniões. No dia 12 de setembro foi realizado o DNJotinha um encontro de formação para líderes de grupos de jovens na qual discutiu-se o tema e deu inicio a preparação dos grupos para o grande dia.

Dom Orlando Brandes arcebispo de Londrina esteve presente no começo do DNJ para dar seu recado e sua benção, motivando a todos e todas, e ressaltando a importância da presença e da força jovem para a Igreja Católica.

A Santa Missa que marcou a abertura do evento mostrou que a juventude reza e muito! Celebrada pelo Pe. Limeira e co-celebrada por vários outros padres, diáconos e seminaristas que selaram seu compromisso com a causa da juventude, trouxeram para o altar os clamores, os sonhos e dificuldades da luta pela vida. A cada rito, música era depositado um pouco da diversidade juvenil da cidade.

Também recordando o Dia Mundial das Missões toda a coleta realizada na Missa foi destinada a Coleta Nacional para as Missões, que visa continuar levando a cabo os milhares de serviços de solidariedade e partilha que presta à humanidade.

Após esse momento rico de comunhão a parte da tarde foi reservada para partilha dos grupos. Teatro. Dança. Música. A cada apresentação uma surpresa! Uma mistura de carismas, de realidades, várias linguagens, porém o mesmo grito: “Basta de Violência e Extermínio de Jovens”.

Para encerrar esse dia de Muita Reza, Muita Festa e recordar a Luta, em roda, cada jovem foi convidado a sentir o irmão, sentir a natureza e sentir o chão, para que lembrassem do valor da nossa terra. E na certeza de estar unidos com toda a juventude brasileira que neste mesmo dia se unia pela vida, foi dançada a “Ciranda da Vida”, que recorda a frase do mártir da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, Pe. Gisley. “Vamos juntos gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens”!

Aproximadamente 600 jovens encheram o ginásio da Epesmel
Os jovens de Schoenstatt durante a apresentação da nossa banda

0 comentários:

O que você quer ver no blog?

Visualizações

Jumas Brasil

Text

Tecnologia do Blogger.

Seguidores